ms. marvel-kamala-khan-1a-temporada
Opinanerd

Ms. Marvel: o que esperar de As Marvels após a conclusão da série?

Também falamos sobre o gene mutante e a cena pós-créditos da 1ª temporada

Edipo Pereira

19 jul, 2022

Ms. Marvel encerrou seus episódios na última quarta-feira no serviço Disney+, deixando uma ruma de dúvidas a respeito de algumas questões e, levando em conta que teremos a participação de Kamala Khan em As Marvels - longa que deve fazer sua estreia nos cinemas em 2023 e unirá Carol com outras personagens do MCU -, esperamos que sejam respondidas.

Cuidado com os spoilers de Ms. Marvel a seguir

Como ponto positivo, Ms. Marvel trouxe algumas coisas como uma estética muito bem resolvida, mesclando o lúdico do imaginário adolescente da protagonista fã dos Vingadores - especialmente da Capitã Marvel - com os seus dilemas familiares e as descobertas que a idade traz. Ao perceber que possui poderes, a garota passa então por diversas provações.

  • Leia também: a essencial leveza adolescente de Ms. Marvel - clique aqui

Com o último episódio, uma porção de dúvidas ficaram no ar e grande parte delas deverão ser respondidas com o lançamento de As Marvels no cinema. Kamala se transmutou em Carol ou as duas trocaram de lugar? Ms. Marvel é mesmo uma mutante ou Bruno pode ter se equivocado ao sugerir essa anomalia em seu gene? Além de Kamala, quem mais poderá aparecer no filme de 2023? E uma segunda temporada de Ms. Marvel, é possível?

Kamala Khan é mesmo uma mutante?

A resposta é SIM. Por mais que Bruno pudesse ter se equivocado em sua análise (o que seria algo difícil devido à sua alta inteligência), o fato de termos a trilha sonora remetendo ao desenho dos X-Men dos anos 1990 confirma que, de fato, temos em Kamala Khan a primeira mutante do MCU 616. Vale lembrar que o Professor Xavier que participa de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é de um outro universo.

Junto com a confirmação, já temos o entendimento por parte da protagonista de que, independente do nome que se der a isso, será apenas um pretexto para que pessoas como ela sejam perseguidas por não serem o que a sociedade espera. Esse discurso casa totalmente com a essência dos X-Men em suas melhores histórias dos quadrinhos e também nos filmes.

O detalhe é saber se o fato de Kamala ser uma mutante será um tema a ser abordado em As Marvels. A princípio, creio que não, devido à escala cósmica que uma personagem como Carol Danvers traz consigo. No entanto, o tema pode ser pertinente para nos ajudar a saber mais sobre a origem dos poderes de Kamala - que nos quadrinhos é, na verdade, inumana.

Quer saber a diferença entre mutante e inumano? Clique aqui.

Ms. Marvel 1a temporada kamala khan

Na cena pós-créditos rolou uma transmutação ou troca de lugares?

Essa é fácil, mas vale à pena explicar: se tivesse rolado uma transmutação na cena pós-créditos, nós não teríamos visto a personagem se sentindo deslocada em relação ao local onde estava. Correto? Ainda assim, ela precisaria de um espelho para notar que seus aspectos físicos se alteraram para o mesmo de sua amada heroína. A ideia de transmutação surgiu devido ao fato de Kamala ter esse poder nos quadrinhos.

Desse modo, podemos supor então que elas trocaram sim de lugar. Já sabemos onde Carol Danvers foi parar, mas, e para onde foi Kamala Khan? É muito possível que ela tenha ido de encontro com o segundo bracelete...

carol danvers na cena pós créditos de ms marvel

Kree, Skrull e braceletes

Os braceletes são o que devem explicar a troca entre elas. Nos quadrinhos, um personagem chamado Rick Jones (que foi salvo por Bruce Banner dos raios gama no acidente que criou o Hulk) batia os braceletes de origem Kree para trocar de lugar com o Capitão Marvel. Aqui, a ideia parece ser semelhante, supondo que antes da troca, Carol pudesse estar em contato com o bracelete que faz par com o de Kamala Khan.

"Como assim, outro bracelete?", você me pergunta. Pois é, nos primeiros episódios de Ms. Marvel é mencionado que existem dois braceletes, e aquele que está em posse de Kamala se trata de um deles. Também vemos que ele foi encontrado com um ser de pele com tom azulado, o que sugere (obviamente) que trata-se de um Kree.

O angu vai ficando mais complexo quando pensamos em como os Skrulls podem ter participação daqui para frente. Carol Danvers possui forte ligação com essa raça e também com Nick Fury, que por sua vez também está trabalhando com os Skrulls. Ao mesmo tempo, temos anunciado para o Disney+ a saga Invasão Secreta, que nada mais é do que os Skrulls se transformando em seres conhecidos pelos fãs da Marvel e causando um verdadeiro alvoroço na Terra.

rick jones e capitão marvel hq

Quem mais pode aparecer em As Marvels?

É preciso levar em conta que a série Invasão Secreta irá chegar ao Disney+ antes de As Marvels. Além disso, a personagem de Monica Rambeau fez contato com um dos Skrulls na cena pós-créditos de WandaVision, então é prudente supor que ela estará nesta série/evento. A ligação com o filme, porém, também se faz necessária uma vez que sua mãe (Maria Rambeau) foi amiga de Carol e a própria Monica interagiu com a Capitã quando criança, como podemos conferir no filme de 2019. Não nos esqueçamos também de que a personagem adquiriu seus poderes em WandaVision e deverá ser uma interessante aliada de Carol e Kamala em As Marvels.

wandavision monica rambeau

Monica Rambeau em WandaVision

Deixe um comentário