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Lançamentos de 2020 podem ser impactados pela pandemia?

O mundo todo parou por conta do novo coronavírus. Na indústria do entretenimento, não é diferente. Mesmo com as pessoas consumindo cada vez mais filmes, séries e jogos, devido ao isolamento social, todos esses produtos envolvem trabalhadores que também estão isolados. Com isso, o impacto nos lançamentos é evidente. O mundo dos games tende a ser bastante afetado, assim como o do cinema – que se viu obrigado a adiar diversas estreias.

O primeiro grande impacto pode ser sentido no lançamento dos consoles da nova geração. Tanto o novo Xbox, quanto o PlayStation 5, estavam previstos para serem lançados no Natal desse ano. Porém, por conta da pandemia, vários especialistas afirmam que as empresas terão que adiar os lançamentos.

Dois são os desafios enfrentados pela Sony e pela Microsoft. Boa parte do processo de produção dos videogames acontece nas indústrias chinesas, que já ficaram um longo tempo paradas e estão voltando aos poucos a normalidade. Com isso, a fabricação das peças atrasa. O segundo desafio é ainda maior: econômico. Ninguém sabe como será o mundo após a pandemia. Com isso, não é possível ter certeza se os consoles terão demanda suficiente para justificar o lançamento ainda este ano. Com todos prejudicados financeiramente, os gastos com lazer vão para o fim da fila.

Mesmo com esses desafios, as duas empresas já deram sinais de que, até o momento, não há a intenção de adiar os lançamentos.

Além dos consoles, vários games muito esperados pela comunidade e que tinham lançamento previsto para 2020 já foram impactados. O principal exemplo é The Last of Us 2, que teve o lançamento adiado. De acordo com os desenvolvedores, mesmo com o jogo já pronto, o lançamento se tornou inviável por conta da logística – segundo eles, o lançamento durante a crise prejudicaria a experiência dos jogadores.

Outros impactos da crise no mercado dos games

Não é apenas a data de lançamento que muda durante a pandemia. Diversos outros impactos podem ser sentidos pela comunidade gamer durante a crise. A conectividade se tornou um problema, já que todos estão em suas casas e usando muito mais internet. Por isso, a Sony se viu obrigada a reduzir a velocidade dos downloads no PlayStation . Pelo mesmo motivo, a Steam também fez mudanças em suas atualizações automáticas.

Além disso, a maior feira de games do mundo, a E3, também teve a sua edição anual cancelada. O evento era realizado ininterruptamente desde 1995. Com isso, os fabricantes devem buscar realizar eventos transmitidos ao vivo pela internet.

Outra mudança sentida nos jogos é em relação ao tipo de venda. De acordo com dados do portal ReviewBox, o número de jogos comprados em mídia física diminuiu muito após o isolamento social. Enquanto isso, as vendas de jogos em mídia digital dispararam e atingiram números impressionantes.