A desenvolvedora independente alemã Crunchy Leaf Games se dedicou por dez anos para entregar Galactic Glitch, um jogo de tiro espacial do subgênero roguelike. A inspiração para o game começou pela paixão de Max Dohme (da Crunchy Leaf) por jogos em Flash como Bubble Tanks, lá em 2014, mas foi ao se deparar com Dead Cells em 2017 que Dohme teve o o feeling que queria.
Vale destacar logo de cara que Galactic Glitch é um jogo para persistentes. A dificuldade normal do jogo já exigirá um bom tempo de adaptação, então morrer e começar do zero novamente é um mantra desta jogatina. Nesse aspecto, ajuda bastante quando nos deparamos com o belo trabalho visual aplicado no projeto, que ostenta boas combinações de cores e efeitos gráficos lapidados.
Mapas, batalhas e upgrades
Cada fase do jogo conta com diversos cenários ambientados como bolhas, nas quais rolam os tiroteios. para agilizar as coisas, há um sistema de teletransporte em alguns pontos-chave que ficou um tanto mal resolvido in-game: os pontos de referência para se teletransportar são apenas figurativos, já que o jogador pode acessar o mapa na tecla “tab” e viajar para os locais disponíveis a partir de qualquer origem. Outro problema que tive foi com o pequeno mapa no canto superior direito da tela, que passa a ficar indisponível após o acesso do mapa maior pela tecla “tab”.
No que diz respeito ao combate, e levando em conta a dificuldade um tanto elevada do jogo, o maior diferencial certamente é o sistema de arremesso, no qual o jogador pode jogar objetos do mapa nos inimigos ou até mesmo arremessar inimigos menores. Essa modalidade se destaca pois o alcance dos tiros, ou seja, o sistema principal, é um tanto curto com a maioria das armas. Então uma boa estratégia para os mais conservadores talvez seja focar as moedas de melhorias primordialmente no aprimoramento de arremessos.
É nesse aspecto de upgrades que vai residir boa parte da sua motivação para retornar ao jogo em muitos momentos, justificando aqueles vinte minutos a mais em frente ao computador: uma melhoria de vida, outra no sistema de armas (ou ampliação das variedades possíveis)… toda ajuda é bem vinda quando uma morte no final representa a perda de todo o progresso, e a necessidade de recomeçar do zero.
Vale à pena Galactic Glitch na Steam?
Super vale! Galactic Glitch é merecedor da sua atenção, principalmente se for daqueles jogadores mais casuais, mas que não abrem mão de um bom desafio. Na página da Steam, você pode adquirir o game, assim como ler mais detalhes e até testar o jogo através da demo.