Doutor Estranho no Multiverso da Loucura illuminati
Opinanerd

A real importância dos Illuminati em Multiverso da Loucura

Doutor Estranho 2 já está entre nós, então resolvemos falar sobre a tão especulada formação e importância do supergrupo da Marvel

Edipo Pereira

4 maio, 2022

Muito se especulou sobre a formação dos Illuminati que teríamos em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e, tendo a oportunidade de conferir o filme na cabine de imprensa exibida pela Disney na manhã do dia 3 de maio, finalmente tiramos essa dúvida. Algumas especulações foram de fato certeiras, assim como outras ficaram claras que só ocorreram por uma mobilização da Marvel Studios para inserir as cenas em regravações quase que em cima da hora, atendendo a uma demanda do público e criadores de conteúdo. Já alguns desses rumores realmente não passaram do verdadeiro significado da palavra.

Antes de tudo, convido vocês a conferirem a nossa matéria sobre a origem dos Illuminati nos quadrinhos da Marvel Comics, onde falamos da sua origem e formações. É só clicar aqui.

A formação dos Illuminati em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

A equipe encontrada no filme contou com: Mordo (Chiwetel Ejiofor), Capitã Marvel/Maria Rambeau (Lashana Lynch), Senhor Fantástico/Reed Richards (John Krasinski), Capitã Carter/Peggy Carter (Hayley Atwell), Raio Negro (Anson Mount) e Professor X/Charles Xavier (Patrick Stewart).

A revelação de John Krasinski como o líder do Quarteto Fantástico, por mais que já houvesse material vazado pela internet, rendeu até aplauso dos jornalistas na sessão em que estive, e de fato o ator faz parecer ter nascido para o papel, apesar do pouquíssimo tempo de tela.

Rever Peggy Carter é sempre uma ótima pedida e Atwell está mais uma vez brilhante. Sua personagem esteve também na excelente animação What If... da Marvel Studios, que serve como um belo termômetro para os eventos de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Na trama, assim como no filme, foi ela quem tomou o soro do super soldado ao invés de Steve Rogers. Se não viu, recomendo fortemente. Maria Rambeau não adiciona muita coisa além de ter sido mais um caso parecido onde os poderes do herói original vão parar em seu melhor amigo.

A inclusão do Raio Negro, líder dos Inumanos, foi um tanto curiosa, uma vez que a ideia de ter esses personagens foi escanteada por Kevin Feige.

doutor estranho no multiverso da loucura professor xavier

Como é a participação de cada um

A verdade, meu amigo, é que quase todos eles viraram mingau nas mãos da Feiticeira Escarlate. Wanda, possuída em estado pleno pelo Darkhold, está em busca de America Chavez para poder atingir suas ambições e nem mesmo nomes de peso como os citados acima foram capazes de detê-la.

O primeiro a dizer adeus foi Raio Negro, fazendo jus à péssima série que Anson Mount estrelou. Mas devo dizer que Sam Raimi fez com que ele se destacasse pra caramba numa morte violentíssima e criativa, usando sua habilidade inumana de voz super sônica contra ele próprio. Reed Richards foi embora logo em seguida, numa tímida demonstração de sua elasticidade, e Peggy teve seu corpo cortado ao meio pelo próprio escudo, sobrando apenas a Capitã Marvel que também não conseguiu fazer frente a tamanho poder. Trágico!

Por último, tivemos Charles Xavier numa demonstração muito boa de seu poder telepata, tentando resgatar Wanda dos poderes do Darkhold bem lá no fundo de sua mente. Infelizmente, ele não conseguiu e teve seu pescoço torcido.

Valeu à pena a presença dos Illuminati em Doutor Estranho 2?

Na trama do filme, os Illuminati foram a solução para conter o Doutor Estranho que usou o Darkhold, sendo corrompido pelo livro ao longo da guerra contra Thanos. Mordo passou então a ocupar a cadeira no grupo após o ocorrido. Com a aparição do Doutor Estranho do universo 616, eles passam a olhar com desconfiança para o personagem e demoram a se mobilizar contra o real perigo: a Feiticeira Escarlate. Acabaram pagando com suas vidas.

Foi um momento de alto nível fan service no longa, mas que para a narrativa não acrescentou muita coisa. Felizmente, e esse era o meu maior medo, essas referências não prejudicaram o bom andamento da obra, e ainda abriram margem para muitas teorias e especulações - prato cheio para o indispensável marketing viral desse tipo de filme.

E o Homem de Ferro Superior do Tom Cruise?

A ausência de Tom Cruise como o Homem de Ferro Superior certamente vai frustrar algumas pessoas, mas fazer o que? Não é possível atender a todos os pedidos. No entanto, isso não impede que o personagem apareça futuramente, afinal, qual a explicação para a presença de Ultron a serviço dos Illuminati? Pode ser que o Tony Stark daquela realidade simplesmente não estivesse presente naquele momento, e todo o ocorrido se deu num breve período de tempo.

Por fim, fica um questionamento para além do filme: será que teremos uma formação dos Illuminati no universo 616? Nomes de peso para uma formação respeitável não faltam, e decisões importantes precisarão ser tomadas num futuro não muito distante...

Leia a nossa crítica de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura aqui. A estreia do filme acontece no dia 5 de maio.

Deixe um comentário