Doutor estranho Illuminatis
Hqs e Livros

Quem são os Illuminati da Marvel?

Grupo está confirmado em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Filipe Vidal

14 fev, 2022

O novo trailer de Doutor Estranho 2: No Multiverso da Loucura nos revelou muitas informações valiosas sobre a expansão do universo Marvel, alimentando mais ainda o hype para o filme.

Os boatos de que os Illuminati da Marvel iriam fazer sua primeira aparição cinematográfica foram confirmados nos poucos minutos do trailer, mostrando o querido professor Xavier de Patrick Stewart voltando à tona.

Mas, afinal, quem são os Illuminati?

Os Illuminati surgiram no quadrinhos da Marvel em 2005. O grupo tem o mesmo nome da suposta sociedade secreta formada por artistas, celebridades e políticos de grande influência na vida real. Se baseando nisso, no Universo Marvel, o grupo dos Illuminati se reúne para trocar informações e tomar decisões importantes sem a interferência de outros heróis.

Integrantes Illuminati marvel

Quem são os integrantes?

A equipe Illuminati já teve bastante rotatividade, mas alguns dos principais membros sempre estão por lá e possuem grande influência no grupo e na comunidade heroica. Entre seu surgimento e os últimos eventos pós-saga "Guerras Secretas", as formações eram baseadas nas personalidades e necessidades dos heróis naquele contexto do Universo.

A primeira formação, que inclusive tomou a decisão de mandar o Hulk para o espaço e combater os Defensores, surgiu da necessidade de formar um certo tipo de "governo de heróis". Assim, sua composição é feita pelos líderes de cada grupo de heróis. Vale lembrar que esses membros têm personalidades bem fortes, fazendo com que um assunto pudesse ser analisado de vários pontos de vista diferentes.

Os integrantes são:

  • Namor - o príncipe submarino
  • Homem de ferro - o cientista comum
  • Senhor Fantástico - líder do Quarteto Fantástico e cientista com poderes
  • Professor X - o mutante líder dos X-men
  • Doutor Estranho - o mago supremo
  • Raio Negro - o rei do Inumanos

A primeira formação teve como principais pontos debater informações sobre a raça alienígena e as ameaças ao planeta Terra. Os Illuminati possuem um papel importantíssimo ali no final da Guerra Kree-Skrull.

Por outro lado, depois de um tempo, a segunda formação chega para debater o problema de mundos alternativos se chocando, no capítulo "Incursões" (bem nessa pegada de multiverso mesmo). Essa fase já foi conhecida como Nova Marvel e os membros continuam quase os mesmos, porém com algumas adições.

Fera entra no lugar de Professor Xavier, juntamente com Pantera Negra e Capitão América. Neste momento, as coisas dão uma certa desestabilizada, já que Steve Rogers vai contra decisões definitivas do grupo.

Posteriormente, essa formação sofre mudanças. MedusaHulkCapitã Britânia e Hank Pym são nomes que adentram na sociedade e influenciam o rumo de algumas histórias.

Ao contrário do que parece, os Illuminati são uma sociedade bastante secreta, pode-se dizer que, às vezes, discreta. Poucos heróis sabem da existência do grupo e alguns só vão descobrir anos depois.

As batalhas travados pelos Illuminati

Apesar da Marvel já ter trabalhado as Joias do Infinito nas HQs, os Illuminati da Marvel praticamente decidem o rumo das gemas. Para evitar que elas caiam em mãos errados, o grupo divide as pedrinhas entre eles e prometem nunca usá-las. A consciência de fazer tudo isso pelo bem maior é abalada por uma atitude impulsiva de nosso querido (e de novo!) Steve Rogers.

Outro capítulo que merece destaque é a ação da Cabala, grupo secreto de contrapartida aos Illuminati. Formado por Norman Osborn, Doutor Destino, Hood, Loki, Emma Frost e Namor. O grupo tem como objetivo destruir as Terras alternativas que estavam se chocando com a "Terra original" - 616. Desde que Pantera Negra descobriu esse cataclismo, o grupo secreto gasta boas páginas tentando combater o problema.

É claro que não dá para deixar de fora o episódio de Invasões Secretas. Homem de Ferro reúne os Illuminati mais uma vez para mostrar a eles o corpo de um Skrull que estava se passando por Elektra. Consequentemente, a confiança do grupo se abala, já que as suspeitas de que um dos Illuminati seriam um Skrull surge e logo se confirma. Além de uma batalha cansativa, o grupo se separa por um tempo para decidir o final da invasão alienígena.

Os Illuminati no trailer de Doutor Estranho 2: No Multiverso da Loucura

No trailer, temos o primeiro contato com 5 cadeiras dispostas lado a lado, enquanto Stephen entra algemado na sala. A inconfundível voz de Patrick Stewart, que deu vida ao professor Xavier nos primeiros filmes da franquia X-Men, ecoa pela sala, assegurando que as teorias eram verdadeiras. Além disso, os guardas que levam o mago até a sala são projetos de Ultron, ideia original de Tony Stark, também membro do grupo secreto.

Doutor estranho Illuminatis

Conforme já lido por aí, rumores acerca da aparição de Namor e Raio Negro repercutem desde o primeiro trailer lançado no pós-créditos de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. A equipe original parece estar um pouco desfalcada e não temos muita certeza se o Stephen de outra realidade já compõe uma das cadeiras.

Do mesmo modo, vale lembrar que os Illuminati da Marvel tem uma extrema participação na história da Feiticeira Escarlate. Ao final de Disnastia M, o grupo secreto julga o destino de Wanda, além de colocar Strange como uma peça-chave para entender a complexidade da magia.

Por fim, nos resta algumas dúvidas como, por exemplo, qual será o papel dos Illuminati ao longo do filme? Essa aparição é única? A Marvel pretende começar a introduzir os X-Men?

Acima de tudo, podemos dizer que o multiverso nunca fez tão bem à produtora. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia dia 5 de maio nos cinemas brasileiros.

Deixe um comentário