Ao criar Thor (que acaba de ganhar seu mais recente filme, Thor: Amor e Trovão) se inspirando fortemente na mitologia nórdica, em 1962, a Marvel Comics entendeu que trazer histórias de outras mitologias também seria uma boa e com isso tivemos a inclusão de Hércules em suas narrativas.
Spoilers de Thor: Amor e Trovão a seguir
Acontece que Thor: Amor e Trovão chegou aos cinemas e, após as resoluções da trama – na qual o filho de Odin derrotou Zeus ao ponto de pensarmos que ele estivesse morto, temos a aparição de seu filho Hércules na primeira cena pós-créditos do filme (saiba mais aqui). Sedento por vingança, Zeus então fecha um pacto com seu filho para que o personagem de Chris Hemsworth aprenda que eles não podem ser motivo de zombaria.
Mas quem é o Hércules da Marvel?
Criado por Stan Lee e Jack Kirby (sempre eles), o personagem fez sua estreia nos quadrinhos em Avengers #10 (1964) como um servo de Immortus (uma variante de Kang) para ser um oponente do Thor. No entanto, essa aparição tratava-se de um alienígena impostor, como foi revelado posteriormente. Sendo assim, o Hércules que conhecemos fez sua verdadeira estreia em 1965 em Journey into Mystery #1 e suas primeiras participações consistiam basicamente em amor e ódio com Thor.
Sua origem respeita bastante a versão da mitologia grega, então temos um semideus nascido a partir da relação de Zeus com a mortal Alcmena, onde o deus do Olimpo se disfarçou como o marido de Alcmena, Amphitryon. Devido a essa linhagem genética, Hércules obviamente foi, desde criança, incrivelmente forte – a ponto de matar mediante estrangulamento as duas serpentes colocadas em seu berçário com a intenção de matá-lo.
Os Campeões, Vingadores e a rivalidade com Hulk
Outro tradicional rival e aliado de Hércules nas páginas da Marvel é o Hulk. Desde 1966, em Tales to Astonish #79, tivemos o primeiro embate entre os dois por conta de um filme sobre si mesmo que o olimpiano queria produzir, mas foi atrapalhado pelo Golias Esmeralda (o embate entre eles terminou em um empate).
Já na equipe de super-heróis mais famosa da Casa das Ideias, os Vingadores, tivemos Hércules figurando em diversos momentos hora como membro pontual, hora como membro fixo. Um dos inimigos que ele ajudou a enfrentar foi Namor.
O herói também teve uma equipe para chamar de sua. Em 1975, os Campeões eram formados por Hércules, Motoqueiro Fantasma, Viúva Negra, Anjo e Homem de Gelo. Coincidentemente, essa equipe foi revitalizada com uma formação que inclui heróis mais jovens como Nova (Sam Alexander), Homem-Aranha (Miles Morales) e Ms. Marvel (Kamala Khan, que ganhou sua série no Disney+ recentemente).
Como é a participação de Hércules em Thor: Amor e Trovão e qual o seu destino no MCU?
Como já dissemos, o personagem (interpretado por Brett Goldstein) deverá chegar sedento por vingar a humilhação sofrida pelo pai após os eventos de Thor: Amor e Trovão. No entanto, não sabemos ainda os planos da Marvel Studios sobre como se daria essa vingança: a opção mais óbvia seria no quinto filme do Deus do Trovão, mas isso pode demorar muito ainda para acontecer, devido às produções da Marvel necessitarem sempre de um desenvolvimento em sintonia com o MCU.