Depois do enorme sucesso que foi a pré-venda de Grama, a editora Pipoca & Nanquim não perdeu tempo e tratou de preparar um novo trabalho de Keum Suk Gendry-Kim para lançar em terras brasileiras. Estamos falando de A Espera, manhwa lançado pela autora no ano passado que já está em pré-venda, tratando da dor que é a separação de famílias devido à guerra.
Confira uma prévia:
Sinopse oficial de A Espera
Keum Suk Gendry-Kim, a premiada autora sul-coreana de Grama, apresenta sua nova graphic novel a tratar dos males da guerra: A Espera. A obra surgiu de uma revelação que a artista teve em seu núcleo familiar: sua própria mãe foi separada da irmã durante a Guerra da Coreia. Keum veio a descobrir depois que não se tratava de algo tão incomum entre o povo coreano, cuja vida foi completamente alterada quando Sul e Norte se lançaram em um combate armado, nos anos 1950. A partir de entrevistas com sua mãe e outras vítimas de separações forçadas, nasceu A Espera, obra que assume contornos documentais e pessoais caros à autora e que influenciaram o direcionamento deste emocionante quadrinho. Jina é uma romancista, filha de Gwija, uma senhora coreana que, aos dezessete anos, foi obrigada a se casar com alguém que não conhecia para escapar do destino cruel de servir às tropas japonesas como “mulher de conforto”, na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Apesar do casamento forçado, Gwija encontra a felicidade; mas ela durou pouco. Separada do marido e do filho durante a Guerra da Coreia, ela consegue chegar ao Sul e começar uma nova família, porém, sem jamais se esquecer da antiga. Anos depois, Jina promete ajudar a mãe a encontrar seus amores de outrora, só que, tendo se passado 70 anos desde a trágica separação, essa espera torna-se cada vez mais aflitiva e desesperançada. Gwija, agora uma idosa de saúde frágil, vê-se cada vez mais distante do sonho de rever seus entes queridos e de fazer as pazes com o passado.
Link da pré-venda: https://amzn.to/3jxL7oW
Por falar em Pipoca & Nanquim, vale indicar aqui a leitura da nossa crítica de Um Pedaço de Madeira e Aço, de Christophe Chabouté, lançado pela editora.