O Wall Street Journal revelou que a Microsoft está em negociações para comprar a Activision Blizzard em um acordo bilionário.
Segundo informações, a compra estaria no entorno dos 68,7 bilhões de dólares, sendo o maior da indústria dos jogos dos últimos anos. A compra será um ponto final do comando de Bobby Kotick, CEO Activision Blizzard e que tem recebido diversas acusações de abusos moral e sexual.
Em 2020, a Microsoft começou uma série de investimentos, e comprou a Bethesda/Zenimax por quase 8 bilhões de dólares.
Em nota, a Microsoft comentou que Kotick continuará no cargo até as negociações serem completamente concluídas – demonstrando que a liderança bizarra de Kotick não seja um problema tão importante. Após essa etapa, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming e Xbox, estará no comando da Activision Blizzard.
Apesar da declaração da Microsoft, Jason Schreier, da Bloomberg, comentou que não está clara a permanência de Kotick no cargo:
Microsoft PR: “Bobby Kotick will continue to serve as CEO of Activision Blizzard… Once the deal closes, the Activision Blizzard business will report to Phil Spencer, CEO, Microsoft Gaming.”
Not 100% clear yet whether Bobby will stay on after the ink dries.
— Jason Schreier (@jasonschreier) January 18, 2022
A compra faz da Microsoft, fabricante do Xbox, uma das três maiores empresas da indústria dos jogos, em questão de rendimentos. Ficando ao lado da Tencent e da Sony.
A Microsoft deixou claro que as negociações ainda estão ocorrendo e que algumas coisas ainda podem ser modificadas, mas a empresa tem bastante trabalho para fazer em relação à Activision Blizzard, com funcionários prejudicados, ambientados precarizados, greves e uma série de ações judiciais.