A poeira da E3 2016 tá baixando, mas ainda não conseguimos parar de pensar no próximo God of War para Playstation 4. Depois de listar aqui alguns deuses nórdicos que poderiam aparecer no jogo, vamos refletir a respeito de algumas criaturas dessa mitologia que poderiam cruzar o caminho de Kratos e seu filho. Vale lembrar que o Kraken, já usado na série e em diversos outros produtos pop com base na mitologia grega, na verdade pertence aos nórdicos. Algumas criaturas da lista, inclusive, já apareceram de alguma forma no primeiro vídeo exibido na E3:

new-god-of-war-logo-1024x467

1Draugr – O demônio Viking

São os zumbis nórdicos. O próprio nome em norueguês significa “aquele que anda após a morte”. A lenda conta que os Draugr eram pessoas falecidas, que erguiam-se de seus túmulos movidos por uma força maligna que reanimava seus corpos. Essas criaturas possuíam força sobre-humana, e a estranha capacidade de aumentar seu tamanho e densidade à sua vontade.  E que também exalavam um cheiro inconfundível de podridão. Eles eram Vikings mortos-vivos e sanguinários, que mantinham algum nível de inteligência, e sentiam prazer  com o sofrimento que causavam as suas vitimas. No trailer de God of War, é provável que sejam eles as criaturas que Kratos enfrenta antes do Troll.

2Anões

Menores que os humanos, porém com uma inteligência bem maior, são seres que costumam viver em montanhas e que possuem uma longa barba. Odin escolheu quatro anões para que guardassem, cada um, o norte, o sul o leste e o oeste. São particularmente peritos no trabalho de forja, faziam não só armas dos deuses mas também as jóias das deusas (Thor lhes deve seu famoso martelo Mjölnir). Umas das franquias que mais bem utilizou os anões foi O Senhor dos Anéis e O Hobbit, escritos por J.R.R. Tolkien. Alguns dos anões que poderiam dar as caras e barbas em God of War são Dvalin, Lofar e Durinn.

3Grendel

No poema Beowulf, Grendel é uma criatura cruel e selvagem de enorme estatura, força bruta e astúcia que repetidamente ataca durante a noite o salão de festas (Heorot) do rei dinamarquês Hrothgar. Em seus ataques, Grendel mata e come os guerreiros que tentam defender o salão, o que leva os dinamarqueses a abandonar o edifício. A pele de Grendel é invulnerável ao fio das espadas, lanças, machados e flechas, mas Beowulf usa sua força descomunal para subjugar o monstro, que termina perdendo um braço e morre em decorrência dos ferimentos. Ele e sua mãe são mencionados como descendentes diabólicos do Caim do Velho Testamento. É possível que estas criaturas fossem relacionadas aos gigantes, lobisomems, ogros e trolls da mitologia nórdica.

4Jörmungandr

Mais um filho de Loki (conhecido por gerar criaturas bizarras) com a gigante Angrboda. Seu nome significa “grande monstro” ou “grande vara”. É ainda conhecida como a serpente de Midgard.  Contam as lendas que Odin teria pego a serpente e a atirado no fundo do oceano, onde ela passou a circundar Midgard. Seu corpo seria tão grande, que ela circundaria a Terra e chegaria a dar a volta e morder seu próprio rabo. No trailer de God of War na E3 2016 temos uma provável aparição de Jörmungandr bem no final do vídeo. Tem como principal adversário Thor, o Deus do Trovão.

5Niðhöggr

Niðhöggr se alimenta de corpos mortos (está aí a origem de seu nome) e no Ragnarök ele ascenderá à Midgard levando os corpos dos mortos para batalhar. Após o fim do mundo e o renascimento do novo mundo, Niðhöggr continuaria a viver para balancear o bem, tendo um equilíbrio perfeito entre bem e mal; alguns veem isso como um reflexo da cultura cristã na época em que a Edda em Prosa foi escrita, que vê constantemente o mundo dividido entre bem e mal. Caso Kratos pegue uma carona com Sleipnir, é sensato supor que ele enfrentará o dragão antes de seu destino final (Helheim fica nas profundezas de Nifheim).

6Surt

É o senhor dos gigantes do fogo e governa Muspelheim, o reino do fogo. Sua terra jamais foi invadida, nem mesmo pelos argardianos (talvez seja essa uma missão para Kratos?). Possui uma terrível espada brilhante da cor do sangue capaz de queimar qualquer coisa. Segundo a profecia do Ragnarok, Surt queimará todos os mundos na batalha derradeira (com exceção da floresta de Hodmimir, imune às labaredas de fogo), atribuição digna do mais poderoso da mitologia nórdica. Durante o Ragnarok, Surt matará o deus Frey, além dos irmãos de Odin Vili e Ve. Sim amigos, esse cara PRECISA estar no novo God of War!

7Garm

Esse deve ser figura quase certa no próximo God of War. Garm é nada menos do que o guardião dos portões do inferno nórdico, e se tem um tipo de criatura que Kratos enfrentou ao longo dos jogos da série são esses guardiões caninos. Garm era descrito como um enorme cão (ou um lobo) de gelo com quatro olhos e o peito encharcado com sangue. No dia do Ragnarok Garm e o deus da batalha Tyr irão se matar em um feroz combate. Acredita se que Garm seja na verdade o lobo Fenrir, já que em todas as suas representações ele aparece acorrentado e como Fenrir e Tyr tem uma antiga rivalidade (já que Tyr o aprisionou) ele deve querer uma espécie de revanche.

8Ymir

Ymir foi o primeiro ser vivo da mitologia nórdica. Foi criado a partir do mágico gelo de Ginungagap, que ficava entre os mundos de Nifheim  e Musphelleim. Seu suor foi a origem de todas as outras criaturas. Ymir foi morto por Odin, Ve e Vili, durante a primeira guerra entre os deuses e os gigantes de gelo. Foi da sua carcaça que surgiu Midgard, a Terra. Não dá pra esperar nada menos do que uma batalha épica com um gigantão desse aí.

9Fenrir

Fenrir (Fenris ou ainda Fenrisulfr) é um lobo monstruoso da mitologia nórdica. Filho de Loki com a giganta Angrboda, tem como irmãos Jormungand (a serpente de Midgard) e Hela (a Morte). Fenrir seria o responsável pelo final do mundo na mitologia Nórdica. Acorrentado pelos deuses até o advento do Ragnarok (fim do mundo), Fenrir se solta e causa grande devastação, antes de devorar o próprio Odin. Fenrir acaba sendo morto, posteriormente, pelo filho do grande deus, Vidar, que enfiará uma faca em seu coração (ou rasgará seus peitos até o maxilar, de acordo com um diferente autor). Já imaginou Kratos enfrentando esse adversário em God of War? Seria épico e já pode se preparar para apertar repetidamente o botão O caso ocorra uma cena parecida com a da imagem.

10Sleipnir

 Na mitologia nórdica, Sleipnir é a montaria mágica de Odin. O lendário Corcel Negro de oito patas era o cavalo mais veloz do mundo, cavalgando em terra, no mar e no ar. O seu nome significa suave ou aquele que plana no ar. Ele também é associado com as palavras esguio e escorregadio. Foi sugerido que Sleipnir, por ter oito patas, seria a simbologia de quatro homens carregando um caixão, pois ele podia levar o seu cavaleiro até o mundo dos mortos. Dessa forma, ele poderia ser de grande serventia caso Kratos precise visitar Helheim.

Gostou da lista? continue no CosmoNerd e acompanhe nossas listas. Caso queira enviar uma sugestão (quem sabe uma Parte 2?) é só comentar abaixo, ou então contato@cosmonerd.com.br!

O novo God of War chega às lojas em 2018.