zona-arida-documentario-Credito-Rodrigo-Levy zona-arida-documentario-Credito-Rodrigo-Levy

Zona Árida no Festival Latino Americano de SP

Zona Árida, novo trabalho de Fernanda Pessoa (Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava) está na Mostra Contemporâneos do 15º Festival Latino Americano de São Paulo, que acontece de 9 a 16 de dezembro de forma online e gratuita em todo o território brasileiro.

No documentário, que recebeu menção honrosa no Dok Leipizig, um dos festivais de documentário mais tradicionais do mundo, Fernanda revisita Mesa, uma cidade ao sul do estado do Arizona (EUA) considerada a mais conservadora do país de acordo com um estudo de 2014 realizado pelas universidades UCLA (Universidade da Califórnia) e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Assista ao trailer acima.

“Essa notícia me afetou de forma pessoal. Mesa foi a cidade onde fiz um ano de intercâmbio quando tinha 15 anos, em 2001. Essa informação me fez repensar em tudo o que aconteceu naquele ano em que vivi o estilo de vida americano em uma cidade no meio do deserto do Arizona. Algumas semanas após a minha chegada, aconteceu o atentado às Torres Gêmeas e pude acompanhar de dentro do país o primeiro ano de politicas antiterror do governo George W. Bush”, relembra Fernanda.

Em setembro de 2016, 15 anos depois de sua primeira estadia, a diretora retornou à cidade com uma pequena equipe de filmagem, revisitou lugares e reencontrou pessoas que fizeram parte de sua experiência da adolescência.

Zona Árida é uma produção da Grafo e no Brasil e também está disponível nas plataformas digitais NNOW, Vivo Play, Oi Play, YouTube, iTunes e Google Play com distribuição Olhar Distribuição.