o paradoxo da democracia o paradoxo da democracia

O Paradoxo da Democracia, de Belisario Franca, na Mostra SP

DOCUMENTÁRIO MESCLA CENAS CREATIVE COMMONS COM DEPOIMENTOS DE GRANDES PENSADORES E PASSA NA MOSTRA BRASIL NO DIA 23, QUARTA-FEIRA

Produzido pela Giros Filmes, com o apoio do Canal Curta, “O Paradoxo da Democracia”, dirigido por Belisario Franca, participa da seleção oficial da 43ª Mostra Internacional de São Paulo, dentro da Mostra Brasil. O documentário será exibido no dia 23, quarta-feira, no Espaço Itaú de Cinema, às 20h10. O diretor também participará da mesa “O audiovisual no front político”, no dia 24, dentro do III Fórum Mostra.

O documentário expõe conflitos sociais contemporâneos e a perplexidade de todos diante de tais acontecimentos, sem buscar respostas e provocando muitas perguntas. O longa traz imagens de protestos de rua em democracias tão distintas quanto Brasil, EUA, França, Egito, Espanha e Ucrânia, entre outros, realizadas por cinegrafistas amadores ou documentaristas profissionais independentes e oferecidas na rede em creative commons. Elas são costuradas a análises de pensadores de várias nacionalidades.

– Nosso esforço foi o de encontrar para cada imagem a sua força significante – explica o diretor Belisario Franca. – Graças ao espírito democrático desses produtores de conteúdo que, de maneira majoritariamente anônima, vêm construindo um valioso arquivo público de imagens, chegamos ao coração das manifestações ocorridas em tantos países.

Entre os intelectuais que participam do documentário estão o filósofo francês Jacques Rancière, os cientistas políticos e professores J.C. Monedero (Espanha) e Steven Liveski (Estados Unidos), o escritor e professor germano-americano Yascha Mounk – especializado em teoria política e democracia -, a socióloga, professora e escritora brasileira Angela Alonso e o economista brasileiro Sérgio Besserman Vianna.

– Na outra trilha, fomos investigar as origens desse “mal-estar democrático”, com pensadores de diferentes partes do mundo e com diferentes tons no espectro político – complementa Belisario. – Discutir o paradoxo da democracia nesse turbulento aqui e agora talvez seja então, simplesmente, ocupar a brecha possível – ali onde ela aparece e tenta se renovar.

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 17 e 30 de outubro e exibirá mais de 320 de títulos de cerca de 45 países. A programação completa está disponível no site do festival.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.