Um dos grandes lançamentos de 2023, Duna: Parte 2 pode acabar sendo adiado para 2024 pela Warner Bros por conta da greve dos atores.
Segundo a Variety, a seção que cuida dos filmes da Warner, junto a Legendary Pictures – que também é produtora -, estão analisando o caso levando em conta que as reuniões junto aos sindicatos dos atores é impresível.
Duna: Parte 2 se beneficiaria muito com a participação de seu elenco de artistas – com Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh, Javier Bardem e Josh Brolin – na promoção, mas as restrições sindicais colocam que os atores que são membros do sindicato não podem participar do marketing de lançamento.
Outro ponto é que o filme, previsto para chegar no começo de novembro aos cinemas, terá concorrência de As Marvels, da Disney, em 10 de novembro, e Os Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, da Lionsgate, em 17 de novembro.
Vale lembrar que Duna tem uma série derivada em desenvolvimento, com Emily Watson (Chernobyl) e Shirley Henderson (Stan & Ollie) estrelando.
Dennis Villeneuve retorna na direção do filme a partir do roteiro que coescreveu, com Jon Spaihts, baseado no romance de Frank Herbert. Duna: Parte 2 está previsto para chegar em 2 de novembro de 2023 aos cinemas brasileiros.