Greve dos atores Greve dos atores

Sindicato dos atores de Hollywood anuncia greve geral

O Sindicato dos Atores em Hollywood votaram nas últimas horas e decidiram que irão entrar em greve ainda nesta quinta-feira (13).

O SAG-AFTRA, que representa diversos trabalhadores da TV e cinema, realizou uma reunião hoje (13) onde a votação ocorreu, e, de forma unânime, foi decretada a paralisação geral.

“Os membros do sindicato devem parar seu trabalho até que um contrato justo seja alcançado. Eles [se referindo aos estúdios] nos deixaram sem alternativa”, disse Duncan Crabtree-Ireland, diretor executivo nacional e negociador-chefe do SAG-AFTRA.

A greve começa à meia-noite de hoje, e os sindicalistas se juntarão aos roteiristas, que seguem em sua greve – que acontece desde o começo de maio.

Fran Drescher, presidente do SAG-AFTRA, também disse que os contratos atuais não podem continuar sendo aceitos por eles, e que novas mudanças devem acontecer:

“Estamos sendo vítimas de uma empresa muito gananciosa”, disse Fran Drescher. “Todo o modelo de negócios foi alterado por conta do streaming e [inteligência artificial]. Se não nos mantivermos firmes agora, todos estaremos em perigo. Já que o modelo de negócio mudou então esperamos que os contratos mudem também”, completa o presidente SAG-AFTRA.

A luta pela melhoria nas condições trabalhistas é vista por Bob Iger, CEO da Disney, como fora da “realidade”.

“É muito perturbador para mim”, começa Iger. “Este é o pior momento do mundo para começar mais paralisação. Entendo o desejo da organização trabalhista de obter o máximo em remuneração, sendo recompensados de forma justa com base no valor que entregam. Conseguimos, como indústria, negociar um acordo muito bom com o sindicato de diretores. Queríamos fazer o mesmo com os roteiristas e atores. Há um nível de expectativa que eles têm, que não é realista”, completa.

Com o anúncio da greve, os artistas e produtores em Hollywood ficam proibidos de trabalharem em seus projetos no cinema ou televisão ou participar de coletivas de imprensa ou estreias, etc – o que é apoiado pela esmagadora parcela de atores, atrizes e demais trabalhadores da área.

via Variety.