Cinemateca Cinemateca

Cinemateca Brasileira, na zona oeste de São Paulo, está em chamas

Um dos galpões da Cinemateca Brasileira, localizado na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista, foi atingido por um incêndio no final da tarde desta quinta-feira, 29, informa o G1.

O galpão não faz parte do prédio principal da Cinemateca, que fica na Vila Clementino, zona sul da capital, mas o local que foi atingido pelas chamas contém um material importantíssimo, como filmes de 35mm e 16mm, que seriam cópias para exibições, não os rolos originais, que ficam em outro local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o galpão possui diversos materiais inflamáveis, e as viaturas ainda estão trabalhando no local para contenção de danos. Nenhuma pessoa está ferida pelas chamas e a causa do incêndio ainda não foi descoberta, mas suspeita-se que um curto-circuito em algum dos ares-condicionados pode ter começado as chamas.

Fechada e sob o comando do Governo Federal desde o inicio da pandemia da Covid-19, a Cinemateca Brasileira está passando por um alerta de abandono desde 2019, quando a Associação Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) deixou de gerir, incluindo a falta de pagamento de salário dos funcionários e a falta de material para manutenção do local.

Vale salientar que, em 2016, outro galpão da Cinemateca também pegou fogo, e em 2020, um alagamento pegou uma parte de um outro galpão, comprometendo parte do acervo.

A falta de cuidado com um dos maiores acervos culturais do país é fruto do descaso do governo Bolsonaro. Desde que extinguiu o Ministério da Cultura, transformando-o em Secretária, o sucateamento de diversos setores está cada vez mais explícito.