o iluminado cena do homem e a fantasia de urso o iluminado cena do homem e a fantasia de urso

O Iluminado: 11 curiosidades do filme de Stanley Kubrick

Em nosso especial de O Iluminado, já fizemos a crítica do clássico filme de 1980, assim como um final explicado para entendermos diversas nuances do longa dirigido por Stanley Kubrick. Mas o que mais esta produção nos reserva? Quais curiosidades rondam sua concepção?

A trama dá conta de Jack Torrance (Jack Nicholson) e sua família indo morar por alguns meses isolados em um hotel, que fica fechado devido a forte nevasca que atinge a região, precisando assim de alguém para ligar os geradores de tempos em tempos e promover a manutenção do local pelo período de recesso. Torrance aceita o trabalho pois parece a ambientação perfeita para ele ganhar algum dinheiro enquanto tenta tirar sua carreira de escritor do ostracismo, porém, conforme o isolamento se acentua, sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e seu filho sensitivo Danny (Danny Lloyd) passam a sofrer as consequências da influência do hotel sobre Jack.

Selecionamos 11 curiosidades do macabro O Iluminado para você conferir:

o-iluminado-1980-the-shining-

  1. O escritor não gostou do filme. Stephen King já expressou sua ojeriza pela adaptação da obra para os cinemas. Mesmo que mantenha diversos elementos do livro ao criar seu filme, Stanley Kubrick promoveu diversas mudanças em relação a história original, como a retratação da personagem de Shelley Duvall, Wendy Torrance, que no filme é uma mãe mais contida e provedora do lar; além do próprio Jack Torrance (Nicholson), que, de um pai bom mas com problemas que é posteriormente corrompido pelo Hotel Overlook. passa a ser um homem ruim na sua essência. Esse último fator parece ser o de principal desagrado do escritor, pois além de mexer significativamente com o personagem, este possui muitas semelhanças com o estado de saúde mental em que King se encontrava na época em que concebeu o enredo de O Iluminado, uma vez que Jack também é um escritor.
  2. Gostemos ou não dessa mudança no patriarca da família Torrance, é bem mais plausível um personagem psicopata desde o início já que quem o interpretou é ninguém menos que Jack Nicholson, um ator genuinamente singular tanto em sua aparência quanto na forma de atuar. E para deixar o artista no estado de espírito agitado certo, ele comeu apenas cheeseburguer por duas semanas, comida que ele sempre odiou.
  3. Nicholson e Shelley Duvall expressaram ressentimento aberto contra a recepção do filme, sentindo que os críticos e o público deram todos os créditos a Stanley Kubrick pelo sucesso, sem considerar os esforços dos atores, equipe ou a força do material de Stephen King.
  4. Ambos os atores disseram que o filme foi um dos mais difíceis de suas carreiras. Na verdade, Nicholson considera a atuação de Duvall o papel mais difícil que ele já viu uma atriz assumir. Duvall também considera sua atuação a mais difícil de sua vida, mas ela passou por ainda mais perrengues pois Santley Kubrick instruía toda a produção a criar um ambiente hostil para com Duvall, no intuito de aterrorizar ainda mais a atriz e extrair toda a sensação de horror pela qual a personagem passa. Esse terror real fez com que Duvall sofresse danos físicos como queda de cabelo. A própria filha de Kubrick já confirmou o ocorrido.
  5. Stanley Kubrick considerou Robert De Niro e Robin Williams para o papel de Jack Torrance. No entanto, Kubrick não achou que De Niro se encaixaria no papel depois de assistir sua atuação em Taxi Driver: Motorista de Táxi (1976), pois o considerou pouco psicótico para o papel. Já Williams foi descreditado depois de sua atuação no sitcom Mork & Mindy (1978), pois o considerou psicótico demais para o papel. De acordo com Stephen King , Kubrick também considerou Harrison Ford por um breve momento.
  6. Stephen King tentou convencer o diretor a não escalar Jack Nicholson para o papel principal de O Iluminado, sugerindo, em vez disso, Michael Moriarty (da série Law & Order) ou Jon Voight (Expresso Para o Inferno, 1985). King sentiu que observar qualquer um desses homens de aparência normal gradualmente caindo na loucura teria melhorado imensamente o impulso dramático do enredo.
  7. Apesar do diretor Stanley Kubrick ser muito exigente e intimidador no set, a ponto de levar Shelley Duvall e Scatman Crothers às lágrimas, ele tinha um bom relacionamento com o jovem Danny Lloyd . Em entrevistas posteriores, já adulto, Lloyd mencionou que Kubrick até costumava jogar bola com ele; anos depois do filme, Kubrick enviou cartões de Natal para a família Lloyd e até telefonou para Danny para parabenizá-lo por sua formatura no ensino médio.
  8. As tomadas do Fusca viajando em direção ao Overlook Hotel no início do filme foram posteriormente usadas por Ridley Scott quando ele foi forçado pela Warner Bros. a adicionar um “final feliz” ao lançamento original de Blade Runner: O Caçador de Androides (1982). Stanley Kubrick , que era fã do filme anterior de Scott, Alien – O 8º Passageiro (1979), presenteou a filmagem, com a condição de que fossem usadas apenas tomadas que não foram usadas em O Iluminado.
  9. O labirinto nevado ao final do filme consistia em novecentas toneladas de sal e isopor triturado.
  10. Jack Nicholson afirmou que a cena em que Jack briga com Wendy por interromper sua escrita foi a mais difícil para ele, já que ele próprio era um escritor e teve discussões semelhantes com sua namorada. Por ser um ator metódico, ele se baseou em suas memórias dessas discussões.
  11. O Iluminado acabou ganhando uma nova adaptação como minissérie de 1997, seguindo o livro mais fielmenteNo entanto, Kubrick detinha os direitos da adaptação, então, para que King obtivesse o direito de readaptar seu próprio livro, Kubrick exigiu que ele assinasse um contrato judicial vinculativo que obrigou King a não mais poder trazem à tona frequentes críticas públicas ao filme, exceto pelo único comentário de que ele ficou desapontado com a interpretação de Jack Nicholson como Jack Torrance, como se ele tivesse enlouquecido antes de sua chegada ao Hotel Overlook, como já mencionamos acima.
  12. Plus: qual o significado da cena com a pessoa fantasiada de urso e o homem de smoking? Essa enigmática passagem de O Iluminado dá conta de uma macabra sugestão de seu diretor a respeito de abusos que Danny sofria do próprio pai. Leia o nosso final explicado para entender esse e outros segredos do clássico!