o-iluminado-1980-the-shining- o-iluminado-1980-the-shining-

O Iluminado: final explicado e outros esclarecimentos

O Iluminado (The Shining, 1980) é um clássico do cinema que até hoje gera diversas discussões internet a fio. O longa dirigido por Stanley Kubrick, no entanto, não contou com a aprovação de Stephen King, autor da obra que deu origem ao filme. Dentre os motivos, podemos citar mudanças no roteiro como a contribuição de Wendy (Shelley Duvall), a mãe, na trama, assim como a personalidade de Jack Torrance, interpretado por Jack Nicholson. Podemos incluir nessa lista de indignações o final do longa, inclusive.

Desse modo, decidimos fazer um final explicado e mais esclarecimentos de O Iluminado, mesmo com o filme datando de tanto tempo desde seu lançamento (leia nossa crítica). As questões que ficam pendentes numa primeira sessão do longa são muitas.

A trama dá conta de Jack Torrance (Nicholson) e sua família indo morar por alguns meses isolados em um hotel, que fica fechado devido a forte nevasca que atinge a região, precisando assim de alguém para ligar os geradores de tempos em tempos e promover a manutenção do local pelo período de recesso. Torrance aceita o trabalho pois parece a ambientação perfeita para ele ganhar algum dinheiro enquanto tenta tirar sua carreira de escritor do ostracismo, porém, conforme o isolamento se acentua, sua esposa Wendy (Duvall) e seu filho sensitivo Danny (Danny Lloyd) passam a sofrer as consequências da influência do hotel sobre Jack.

o-iluminado-1980-the-shining-

Qual o segredo da fundação do Hotel Overlook?

Primeiramente, é importante frisar em quais circunstâncias o hotel foi fundado. Desde sua concepção, o Hotel Overlook, na figura de seus empreendedores, promoveu um massacre contra os povos indígenas que habitavam a região. Muitas vidas inocentes foram ceifadas ali, algo representado nas cenas com a enxurrada de sangue no hotel (que se somam às outras vidas tiradas posteriormente). Para piorar, toda a chacina contra os povos originários da região ocorreu num local que também era um cemitério. Supõe-se, desse modo, que os assassinatos ocorridos posteriormente dão conta da maldição que acometeu o hotel.

O que representa o jardim em forma de labirinto

Em dado momento, vemos que no hotel há um enigmático labirinto na forma de um jardim, contando também com uma réplica em maquete do lado de dentro (foto). Apesar de ser algo a princípio despretensioso, para inserir ainda mais complicações na dinâmica entre os personagens, há uma interessante analogia que podemos identificar. Enquanto não mede esforços para que a dinâmica de cuidar do hotel e viver bem com a família em meio ao isolamento, Kubrick coloca Wendy e Danny transitando pelo labirinto de modo tranquilo e até lúdico, enquanto Jack, por sua vez, não se dá bem com o local no final do filme, ficando preso de um modo que acaba morrendo pelo frio severo que o atinge.

Essa é uma perfeita representação da vida familiar mostrada no longa. Enquanto Mãe e filho vivem em harmonia quando não estão na mira tóxica e cruel do pai, as coisas ocorrem bem. Já no caso de Jack, sua dinâmica familiar é um verdadeiro caos, tal qual o seu desempenho no labirinto.

Final explicado de O Iluminado: por que Jack Torrance está no mural de fotos do Hotel Overlook?

Tudo indica que Jack seja uma espécie, numa encarnação passada, tenha tido sua alma “sugada” de algum modo pelo hotel, no qual, de tempos em tempos, novas versões suas reapareçam no local devido a essa conexão/atração, sempre retornando para tocar o terror. A foto no mural ao final do filme indica que isso realmente possa acontecer. Além disso, o diálogo entre Jack e uma das entidades no banheiro dá conta de que Torrance sempre foi o gerente por ali ( (e não apenas no período no qual se passa o filme, entre 1979 e 1980)), reforçando ainda mais essa linha de pensamento.

Qual o significado da cena do homem com o urso no final de O Iluminado?

Essa é uma das informações do filme que ficam mais no campo da sugestão, e podem revelar algo que dá contornos ainda piores ao horror causado pelo filme de Stanley Kubrick.

Numa cena, enquanto tenta escapar das garras de Jack, Wendy vê uma pessoa fantasiada de urso fazendo sexo oral em outro homem deitado em uma cama inicialmente fora de cena. Esse momento intrigante em meio ao caos vivido pela personagem pode ser explicado por uma série de situações envolvendo ursos na história.

o iluminado cena do homem e a fantasia de urso

Enquanto uma foto emoldurada de dois ursos pode ser vista pendurada acima da cama de Danny no início do filme (estabelecendo assim uma conexão entre ele e o animal), a referência mais óbvia pode ser vista quando o menino está falando com a psiquiatra depois de desmaiar no banheiro. Voltando à consciência, Danny acorda e vê que suas calças estão em volta de seus tornozelos e ele está deitado em cima de um grande urso de pelúcia. 

“Tony é um garotinho que mora na minha boca”, Danny afirma, e a médica responde: “Tony nunca pede para você fazer coisas? ”. Fazendo uma pausa, o garoto retruca: “Não quero mais falar do Tony”, encerrando a conversa e a cena. Esta conversa contém várias pistas para a verdade por trás do relacionamento entre Danny, seu pai e a imagem do urso, com muitos sugerindo que o animal é um símbolo do controle predatório de Jack sobre sua família e abuso sexual de seu filho.

Outra cena, no primeiro ato de O Iluminado, alimenta essa questão. No dia de encerramento do Overlook, quando os gerentes atuais abordam Jack, ele está sentado na poltrona lendo uma edição de janeiro de 1978 da Playgirl Magazine e duas das manchetes da revista são “Incesto: por que os pais dormem com os filhos” e “Como evitar um caso sem saída”. Vendo de um diretor do calibre de Kubrick, esta não é uma referência a ser ignorada e pode sim estar expondo não apenas o crime de abuso sexual cometido, mas também o próprio estado atual do personagem que era, àquela altura, de se manter reabilitado do vício (e consequentemente das práticas ruins como ser humano). Algo que ele não consegue sustentar ao longo da história.

Sendo assim, quando Shelley Duvall testemunha o urso fazendo sexo oral com outro homem, ela está confrontando o verdadeiro horror e crueldade das ações de seu marido para com seu filho, revelando-se diante de seus olhos como uma visão perturbadora. O homem de terno remete ao marido justamente por conta da foto no mural ao final do filme, pois Jack Torrante está, assim como o homem da cena, elegantemente trajado de smoking.

E você, consegue identificar mais mistérios em O Iluminado? Nos conte nos comentários e não deixe de acessar a nossa página especial do filme clicando aqui.