Em 2020, três amigas se deparam com dados alarmantes: uma em cada quatro adolescentes brasileiras não têm acesso mensal a absorventes; 20% das adolescentes do país não têm água corrente em casa e cerca de 200 mil estudam em escolas sem banheiro. A ONU estima que uma em cada dez meninas no mundo deixe de frequentar a escola todo mês por causa da menstruação.
Foi diante dessa realidade que Amanda, Bia e Maria Fernanda decidiram agir para transformar a vida de centenas de mulheres ao seu redor e criaram a primeira lei do Brasil que garante a distribuição gratuita de absorventes. A lei foi proposta pelo deputado Renan Ferreirinha e aprovada por unanimidade pela ALERJ em 2021. A história inspiradora dessas jovens será retratada no filme “Apenas 3 Meninas”, com direção de Susanna Lira (“Torre das Donzelas”, “Rotas do Ódio”) produção da PANORÂMICA e coprodução da ELO STUDIOS e PARAMOUNT PICTURES BRASIL.
Com as filmagens iniciadas ontem no Rio de Janeiro, o longa traz um elenco estelar. Mel Maia, Lívia Silva e Letícia Braga vivem as protagonistas Amora, Irene e Luana, respectivamente. Milhem Cortaz será Elias, pai de Amora; e Juliana Alves interpretará Jo, uma mulher multifacetada que acumula inúmeras funções, como tantas brasileiras. Já Shirley Cruz interpreta Edna, mãe de Irene e Nicole Orsini, a amiga da escola que não acredita nas meninas.
“’Apenas 3 Meninas’ mostra a trajetória de três amigas da Zona Norte do Rio de Janeiro que, impactadas pela pobreza menstrual, se unem para transformar não só suas vidas, mas também a realidade da comunidade onde vivem. Sem acesso a itens básicos de higiene, essas adolescentes descobrem, com coragem e solidariedade, o poder da mobilização por uma causa: a garantia de absorventes gratuitos para quem precisa”, explica a diretora Susanna Lira.