![Banner LIVE A Casa do Dragão](https://cosmonerd.com.br/uploads//2025/01/CosmoUP-Banner-Loja-Artboard-11.jpg)
![Banner LIVE A Casa do Dragão](https://cosmonerd.com.br/uploads//2025/01/CosmoUP-Banner-Loja-Artboard-2.jpg)
O ano recomeça e muitos projetos previstos para o cinema em 2024 estão chegando em 2025. É um desafio pontuar somente 10 filmes que acredito ser interessante para o grande público.
Desse modo, confira 10 filmes que estão chegando (ou devem) neste ano. Lembrando que as datas podem mudar e que alguns longas ainda não ganharam imagens oficiais.
O filme é mais novo trabalho de Kleber Mendonça Filho (“Bacurau” e “Aquarius”) com Wagner Moura (“Guerra Civil”) no contexto da Ditadura Militar brasileira na década de 70. A trama acompanha um professor universitário de 40 anos que viaja da cidade de São Paulo para Recife, durante o Carnaval, na esperança de reencontrar o filho.
O lançamento de “O Agente Secreto” pode estrear no Festival de Cannes deste ano. Sem data definida, o filme está programado para 2025.
Com Bong Joon Ho, de “Parasita” (leia a crítica), na direção e roteiro, o filme é uma adaptação do livro “Mickey 7”, de Edward Ashton. Com Robert Pattinson (The Batman) estrelando, a história acompanha Mickey Barnes, um funcionário de uma empresa que coloniza planetas e que encontra-se na extraordinária situação de ter um chefe que exige o compromisso máximo no emprego… morrer de trabalhar para viver.
Naomi Ackie (“Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker”), Steven Yeun (“Não! Não Olhe!”), Toni Collette (“Hereditário”) e Mark Ruffalo (“Pobres Criaturas”) também estão no elenco.
“Mickey 17” estreia nos cinemas mundiais em 7 de março de 2025.
Sem dúvidas, este é uma da surpresas que mais quero ver neste ano. Não somente pela curiosidade de ver como Daniel-san (Ralph Macchio) e o Sr. Han (Jackie Chan) estarão juntos, mas pela possível ótima história que Karate Kid: Lendas deve entregar.
Estrelado por Ben Wang, de “A Jornada de Jin Wang”, o filme acompanha Li Fong, um jovem chinês busca encaixar na nova escola nos EUA enquanto problemas parecem que o encontram em todos os lugares. Han (Jackie Chan) é professor de artes marciais de Li e recruta Daniel LaRusso para ajudar seu jovem aprendiz.
Jonathan Entwistle, das séries “The End of the F***ing World” e “I Am Not Okay with This”, é o diretor, com Rob Lieber (“Pedro Coelho”, “Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso”) no roteiro.
“Karate Kid: Lendas” chega em 30 de maio.
Entrando na onda das adaptação live-action de animações, o filme de Como Treinar o Seu Dragão possui o potencial de alcançar um público ainda maior do que os filmes animados.
Baseada na série de livros de Cressida Cowell, a trama acompanha o jovem viking Soluço e sua amizade forte e inesperada com o dragão Banguela. Juntos, os dois vão mudar a mentalidade sobre o que se conhece sobre os dragões naquele mundo.
Mason Thames, do terror “Telefone Preto”, e Nico Parker, da série “The Last of Us”, estrelam como Soluço e Astrid, respectivamente. Gerard Butler, que foi a voz do Stoico, O Imenso, na animação, atua como o personagem no filme. Nick Frost é o Bocão, braço direito de Stoico e amigo de Soluço.
Dean DeBlois, diretor da trilogia animada, atua na direção, roteiro e produção do filme. O indicado ao Oscar Marc Platt (La La Land; Cruella) e Adam Siegel (Babilônia) estão na produção.
O live-action de “Como Treinar o Seu Dragão” está programado para chegar aos cinemas em 12 de junho.
Terceiro filme da saga de terror zumbi – que começou no inicio dos anos 2000, Extermínio: A Evolução retorna com a dupla original: Danny Boyle (“Trainspotting”) na direção e Alex Garland (”Guerra Civil”) no roteiro.
O projeto é o primeiro de uma nova trilogia, com Aaron Taylor-Johnson, Ralph Fiennes e Jodie Comer no elenco principal. Cillian Murphy, que estrelou o primeiro longa, atua como produtor, mas pode também aparecer na trama. A diretora Nia DaCosta, que comandou o terror “A Lenda de Candyman”, vai dirigir o segundo filme.
“Extermínio: A Evolução” chega em 19 de junho.
Com Joseph Kosinski, de “Top Gun: Maverick”, na direção e produção, o filme F1 ou Fórmula 1 é um dos projetos mais ambiciosos do ano.
O longa foi realizado em colaboração com a comunidade da Fórmula 1, incluindo dez equipes, pilotos, além da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e os promotores das corridas. As filmagens aconteceram usando imagens reais das corridas oficiais do calendário esportivo de 2024 e contou com Lewis Hamilton como produtor.
Com Brad Pitt estrelando e produzindo, o filme mostra um um ex-piloto que retorna à Fórmula 1. Damson Idris, Kerry Condon, Javier Bardem, Tobias Menzies, Sarah Niles, Kim Bodnia e Samson Kayo completam o elenco. Brad Pitt aprendeu a pilotar um carro de fórmula 1, trabalhando ao lado de figuras reais do esporte.
“F1” tem distribuição da Warner Bros. Pictures nos cinemas em junho de 2025.
Apesar de ter outros filmes de herói chegando – como “Quarteto Fantástico”, “Capitão América 4” e “Thunderbolts*” – nada me chama mais atenção do que a nova adaptação de Superman pelas mãos de James Gunn, diretor de trilogia “Guardiões da Galáxia” e “O Esquadrão Suicida”.
A trama apresenta um Clark Kent, interpretado por David Corenswet, já trabalhando como repórter no Planeta Diário, e com certa experiência como super-herói em Metrópoles, mesmo com outros heróis atuando pelo mundo. Lois Lane é interpretada pela premiada Rachel Brosnahan, de “A Maravilhosa Sra. Maisel“. Skyler Gisondo estrela como Jimmy Olsen, e Nicholas Hoult atua como o vilão Lex Luthor.
Sendo o primeiro filme da nova DC nos cinemas, o filme precisa dar certo em todos os sentidos – pois a Warner e DC não se saíram bem com os últimos filmes do velho universo de heróis sob o comando de Zack Snyder.
“Superman” de James Gunn estreia nos cinemas brasileiros em 10 de julho.
Depois de adaptar primorosamente Pinóquio (leia a crítica) com a Netflix, o diretor Guillermo Del Toro se debruçou sobre a obra Frankenstein de Mary Shelley para construir um filme novamente com a Netflix.
Com Jacob Elordi (“Saltburn” e “Priscilla”) como o monstro, o filme tem Oscar Isaac como Victor Frankenstein, além de Mia Goth (“MaXXXine”), Christoph Waltz (“Bastardos Inglórios”), Felix Kammerer (“Nada de Novo no Front”), Lars Mikkelsen (“Ahsoka”), David Bradley (“Pinóquio”) e Christian Convery (“Sweet Tooth”) no elenco.
O filme ainda não recebeu sua data de lançamento, mas as filmagens já terminaram e a previsão de lançamento continua para 2025.
Depois de “Hereditário”, “Midsommar” e “Beau tem Medo”, o diretor Ari Aster já tem o próximo projeto para os cinemas, confirmado e adicionou um elenco de peso.
Com o título de “Eddington”, o filme é descrito como um faroeste, onde Joaquin Phoenix – que estrelou “Beau tem Medo” interpreta um xerife que precisa lidar com algumas situações em sua cidade.
Além Phoenix, o filme tem Pedro Pascal (“The Last of Us”), Emma Stone (“Pobres Criaturas”), Luke Grimes (“Yellowstone”), Austin Butler (“Duna 2”), Deirdre O’Connell (“Outer Range”), Micheal Ward (“Top Boy”) e Clifton Collins Jr. no elenco principal.
O filme está em pós-produção e previsto para chegar neste ano.
Um dos maiores artistas do entretenimento de todos os tempos, Michael Jackson está ganhando uma cinebiografia neste ano.
Com Antoine Fuqua, de “O Protetor 3” (leia a crítica), na direção, o filme tem Jafaar Jackson, sobrinho de Michael, como o intérprete do tio nas telas, enquanto Colman Domingo (“Sing Sing”) vive o pai, Joe Jackson.
Fuqua disse que a cinebiografia de Michael Jackson irá recontar a história do Rei do Pop “como a conhecemos”, abordando algumas das controvérsias nas quais o artista esteve envolvido durante sua carreira e vida.
O roteiro do filme é de John Logan, conhecido por “O Aviador”, “Sweeney Todd: o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, “Rango” e “007 – Operação Skyfall”. Dion Beebe, vencedor do Oscar por “Memórias de uma Gueixa”, atua como diretor de fotografia.
“Michael” chega em 3 de outubro.
Estreando hoje, 2 de janeiro, nos cinemas brasileiros, a nova adaptação de Nosferatu é uma das maiores surpresas que vi em 2024.
Sob a direção, roteiro e produção de Robert Eggers, que dirigiu “A Bruxa”, “O Farol” e “O Homem do Norte”, o filme explora um conto sombrio sobre um casal, vivido por Lily-Rose Depp e Nicholas Hoult, que precisa lidar com a maldição de ter um vampiro ancestral na cola de suas vidas.
Como trouxe na crítica (leia aqui), “Nosferatu se destaca pelo charme, exuberância, carisma e uma dose de eroticidade. Pontos que certamente o farão ser lembrado por muitos anos.” Vão ver nos cinemas.