O ano recomeça e muitos projetos previstos para o cinema em 2024 estão chegando em 2025. É um desafio pontuar somente 10 filmes que acredito ser interessante para o grande público.
Desse modo, confira 10 filmes que estão chegando (ou devem) neste ano. Lembrando que as datas podem mudar e que alguns longas ainda não ganharam imagens oficiais.
- O Agente Secreto
O filme é mais novo trabalho de Kleber Mendonça Filho (“Bacurau” e “Aquarius”) com Wagner Moura (“Guerra Civil”) no contexto da Ditadura Militar brasileira na década de 70. A trama acompanha um professor universitário de 40 anos que viaja da cidade de São Paulo para Recife, durante o Carnaval, na esperança de reencontrar o filho.
O lançamento de “O Agente Secreto” pode estrear no Festival de Cannes deste ano. Sem data definida, o filme está programado para 2025.
- Mickey 17
Com Bong Joon Ho, de “Parasita” (leia a crítica), na direção e roteiro, o filme é uma adaptação do livro “Mickey 7”, de Edward Ashton. Com Robert Pattinson (The Batman) estrelando, a história acompanha Mickey Barnes, um funcionário de uma empresa que coloniza planetas e que encontra-se na extraordinária situação de ter um chefe que exige o compromisso máximo no emprego… morrer de trabalhar para viver.
Naomi Ackie (“Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker”), Steven Yeun (“Não! Não Olhe!”), Toni Collette (“Hereditário”) e Mark Ruffalo (“Pobres Criaturas”) também estão no elenco.
“Mickey 17” estreia nos cinemas mundiais em 7 de março de 2025.
- Karate Kid: Lendas
Sem dúvidas, este é uma da surpresas que mais quero ver neste ano. Não somente pela curiosidade de ver como Daniel-san (Ralph Macchio) e o Sr. Han (Jackie Chan) estarão juntos, mas pela possível ótima história que Karate Kid: Lendas deve entregar.
Estrelado por Ben Wang, de “A Jornada de Jin Wang”, o filme acompanha Li Fong, um jovem chinês busca encaixar na nova escola nos EUA enquanto problemas parecem que o encontram em todos os lugares. Han (Jackie Chan) é professor de artes marciais de Li e recruta Daniel LaRusso para ajudar seu jovem aprendiz.
Jonathan Entwistle, das séries “The End of the F***ing World” e “I Am Not Okay with This”, é o diretor, com Rob Lieber (“Pedro Coelho”, “Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso”) no roteiro.
“Karate Kid: Lendas” chega em 30 de maio.
- Como Treinar o Seu Dragão
Entrando na onda das adaptação live-action de animações, o filme de Como Treinar o Seu Dragão possui o potencial de alcançar um público ainda maior do que os filmes animados.
Baseada na série de livros de Cressida Cowell, a trama acompanha o jovem viking Soluço e sua amizade forte e inesperada com o dragão Banguela. Juntos, os dois vão mudar a mentalidade sobre o que se conhece sobre os dragões naquele mundo.
Mason Thames, do terror “Telefone Preto”, e Nico Parker, da série “The Last of Us”, estrelam como Soluço e Astrid, respectivamente. Gerard Butler, que foi a voz do Stoico, O Imenso, na animação, atua como o personagem no filme. Nick Frost é o Bocão, braço direito de Stoico e amigo de Soluço.
Dean DeBlois, diretor da trilogia animada, atua na direção, roteiro e produção do filme. O indicado ao Oscar Marc Platt (La La Land; Cruella) e Adam Siegel (Babilônia) estão na produção.
O live-action de “Como Treinar o Seu Dragão” está programado para chegar aos cinemas em 12 de junho.
- Extermínio: A Evolução
Terceiro filme da saga de terror zumbi – que começou no inicio dos anos 2000, Extermínio: A Evolução retorna com a dupla original: Danny Boyle (“Trainspotting”) na direção e Alex Garland (”Guerra Civil”) no roteiro.
O projeto é o primeiro de uma nova trilogia, com Aaron Taylor-Johnson, Ralph Fiennes e Jodie Comer no elenco principal. Cillian Murphy, que estrelou o primeiro longa, atua como produtor, mas pode também aparecer na trama. A diretora Nia DaCosta, que comandou o terror “A Lenda de Candyman”, vai dirigir o segundo filme.
“Extermínio: A Evolução” chega em 19 de junho.
- F1
Com Joseph Kosinski, de “Top Gun: Maverick”, na direção e produção, o filme F1 ou Fórmula 1 é um dos projetos mais ambiciosos do ano.
O longa foi realizado em colaboração com a comunidade da Fórmula 1, incluindo dez equipes, pilotos, além da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e os promotores das corridas. As filmagens aconteceram usando imagens reais das corridas oficiais do calendário esportivo de 2024 e contou com Lewis Hamilton como produtor.
Com Brad Pitt estrelando e produzindo, o filme mostra um um ex-piloto que retorna à Fórmula 1. Damson Idris, Kerry Condon, Javier Bardem, Tobias Menzies, Sarah Niles, Kim Bodnia e Samson Kayo completam o elenco. Brad Pitt aprendeu a pilotar um carro de fórmula 1, trabalhando ao lado de figuras reais do esporte.
“F1” tem distribuição da Warner Bros. Pictures nos cinemas em junho de 2025.
- Superman
Apesar de ter outros filmes de herói chegando – como “Quarteto Fantástico”, “Capitão América 4” e “Thunderbolts*” – nada me chama mais atenção do que a nova adaptação de Superman pelas mãos de James Gunn, diretor de trilogia “Guardiões da Galáxia” e “O Esquadrão Suicida”.
A trama apresenta um Clark Kent, interpretado por David Corenswet, já trabalhando como repórter no Planeta Diário, e com certa experiência como super-herói em Metrópoles, mesmo com outros heróis atuando pelo mundo. Lois Lane é interpretada pela premiada Rachel Brosnahan, de “A Maravilhosa Sra. Maisel“. Skyler Gisondo estrela como Jimmy Olsen, e Nicholas Hoult atua como o vilão Lex Luthor.
Sendo o primeiro filme da nova DC nos cinemas, o filme precisa dar certo em todos os sentidos – pois a Warner e DC não se saíram bem com os últimos filmes do velho universo de heróis sob o comando de Zack Snyder.
“Superman” de James Gunn estreia nos cinemas brasileiros em 10 de julho.
- Frankenstein de Guillermo del Toro
Depois de adaptar primorosamente Pinóquio (leia a crítica) com a Netflix, o diretor Guillermo Del Toro se debruçou sobre a obra Frankenstein de Mary Shelley para construir um filme novamente com a Netflix.
Com Jacob Elordi (“Saltburn” e “Priscilla”) como o monstro, o filme tem Oscar Isaac como Victor Frankenstein, além de Mia Goth (“MaXXXine”), Christoph Waltz (“Bastardos Inglórios”), Felix Kammerer (“Nada de Novo no Front”), Lars Mikkelsen (“Ahsoka”), David Bradley (“Pinóquio”) e Christian Convery (“Sweet Tooth”) no elenco.
O filme ainda não recebeu sua data de lançamento, mas as filmagens já terminaram e a previsão de lançamento continua para 2025.
- Eddington
Depois de “Hereditário”, “Midsommar” e “Beau tem Medo”, o diretor Ari Aster já tem o próximo projeto para os cinemas, confirmado e adicionou um elenco de peso.
Com o título de “Eddington”, o filme é descrito como um faroeste, onde Joaquin Phoenix – que estrelou “Beau tem Medo” interpreta um xerife que precisa lidar com algumas situações em sua cidade.
Além Phoenix, o filme tem Pedro Pascal (“The Last of Us”), Emma Stone (“Pobres Criaturas”), Luke Grimes (“Yellowstone”), Austin Butler (“Duna 2”), Deirdre O’Connell (“Outer Range”), Micheal Ward (“Top Boy”) e Clifton Collins Jr. no elenco principal.
O filme está em pós-produção e previsto para chegar neste ano.
- Michael Jackson
Um dos maiores artistas do entretenimento de todos os tempos, Michael Jackson está ganhando uma cinebiografia neste ano.
Com Antoine Fuqua, de “O Protetor 3” (leia a crítica), na direção, o filme tem Jafaar Jackson, sobrinho de Michael, como o intérprete do tio nas telas, enquanto Colman Domingo (“Sing Sing”) vive o pai, Joe Jackson.
Fuqua disse que a cinebiografia de Michael Jackson irá recontar a história do Rei do Pop “como a conhecemos”, abordando algumas das controvérsias nas quais o artista esteve envolvido durante sua carreira e vida.
O roteiro do filme é de John Logan, conhecido por “O Aviador”, “Sweeney Todd: o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, “Rango” e “007 – Operação Skyfall”. Dion Beebe, vencedor do Oscar por “Memórias de uma Gueixa”, atua como diretor de fotografia.
“Michael” chega em 3 de outubro.
- Bônus: Nosferatu
Estreando hoje, 2 de janeiro, nos cinemas brasileiros, a nova adaptação de Nosferatu é uma das maiores surpresas que vi em 2024.
Sob a direção, roteiro e produção de Robert Eggers, que dirigiu “A Bruxa”, “O Farol” e “O Homem do Norte”, o filme explora um conto sombrio sobre um casal, vivido por Lily-Rose Depp e Nicholas Hoult, que precisa lidar com a maldição de ter um vampiro ancestral na cola de suas vidas.
Como trouxe na crítica (leia aqui), “Nosferatu se destaca pelo charme, exuberância, carisma e uma dose de eroticidade. Pontos que certamente o farão ser lembrado por muitos anos.” Vão ver nos cinemas.