Muitos adeptos ao universo cosplay – e curiosos – questionam se é possível construir o próprio personagem ou se é obrigatório procurar um cosmaker. A resposta depende apenas de você.

Primeiramente, sim é possível fazer a sua própria roupa, armadura, sapato e etc. A questão fundamental é o resultado que você deseja e o nível de habilidade que o seu cosplay exige. Se você quer criar um da Mulher Maravilha igual do filme com Gal Gadot, por exemplo, é possível que sua primeira tentativa não saia exatamente o esperado, pois essa roupa possui muitos detalhes (confira as diversas versões da Mulher-Maravilha em cosplay, como mostramos no último post). No entanto, se você quer fazer um cosplay da Arlequina do Esquadrão Suicida, as chances de sucesso já são bem mais altas por ser um traje mais simplista.

modelando um corpo para cosplay
Canal Dicas Cosmaker elaborando um cosplay da Mulher-Maravilha

Porém não há nada que com a prática não melhore. Assim, vale lembrar a nossa palavra-chave do mundo cosplay: PACIÊNCIA! Sim, você vai precisar ter muita paciência! Se não der certo na primeira vez, respire fundo, conte até 10 e recomece, até chegar no resultado que você espera.

Trabalhe sempre com o relógio a seu favor. O tempo é sempre um grande problema na vida dos cosplayers / cosmakers. Lembre-se sempre que a pressa é inimiga da perfeição. Sendo assim, planeje o seu cosplay. Analise cuidadosamente o tempo que você terá para se dedicar a ele e guarde sempre um tempo extra para imprevistos. Contratempos acontecem, principalmente quando se trabalha com materiais como EVA que podem facilmente rasgar ou manchar. Se possível, crie uma planilha no Excell com os dias do mês e o que você pretende fazer em cada dia. Essa planilha será o seu guia por todo o processo.

Os moldes também podem ser uma dorzinha de cabeça no começo, pois nem todos nós temos a habilidade de criá-los apenas através de uma foto – eu particularmente tenho muitos problemas com essa parte. Mas, não se preocupe, isso é algo totalmente solucionável. Uma saída que eu sempre busco é buscar vídeos no Youtube de DIY (do it yourself / faça você mesmo). Eles sempre ajudam muito a ter referências. E muitos até disponibilizam os moldes para download na descrição do vídeo. Há também vários blogs fazem tutoriais bem bacanas de cosplays e divulgam os moldes.

E para te ajudar a começar a construir seus personagens, eu separei dois canais brasileiros muito interessantes que ensinam a fazer diversos deles de forma simples e econômica.

  • DIY Talitah Sampaio /Filmes e Séries

https://www.youtube.com/watch?v=0XcBnxC3xsI

  • Dicas de Cosmaker

https://www.youtube.com/watch?v=H48FHl8JpHI&t=349s

Publicidade
Loading...

Comentários