Hoje dia 13 de setembro de 2016, um dos grandes -quiçá o maior- ícone dos vídeo games completa 31 anos, estamos falando do encanador italiano mais querido…Mário!!! Como forma de homenagem o Cosmonerd resolveu trazer uma lista com 11 jogos inesquecíveis desse tão querido personagem. Parabéns Mário e obrigado por trazer felicidades a todos nesses 31 anos de existência.

11. Mário Bros (Nes)

Nada melhor que começarmos nosso post com o jogo de estréia do encanador bigodudo. Esse clássico de 1985 é tido como o salvador da indústria diante do crash sofrido. Um game que continua atual até os dias de hoje, sendo objeto de estudo diante da criatividade de seu level design e de seu salto perfeito. Inspiração para 10 dos 10 jogos de plataformas lançados após Mário Bros.

10. Super Mário Bros 3 (Nes)

Continuando ainda no Nintendinho, temos Mário 3. O jogo que elevou os conceitos do Mário bros à outro level, trazendo cenários mais detalhados e a aparição de diversos power-ups que viriam a ser marca da série. É inegável o sucesso de Super Mário Bros 3, tendo diversas aparições em televisão e cinema, além de ser o primeiro jogo da série à receber um brinde no Mc donald´s.

9. New Super Mário Bros (Nintendo DS)

Depois de alguns games experimentando uma jogabilidade diferente, em 2006 a Nintendo resolve que Mário deveria voltar para uma jogabilidade mais tradicional, mas sem deixar de inovar. É então que surge New Super Mário Bros no portátil da Nintendo. O jogo fez tanto sucesso que a série New Super Mário Bros se transformou em franquia, se buscamos um game de Mário em side scrolling é New Super Mário Bros que procuramos.

8. Super Mário 3D World (WII U)

Sabemos que o WII U não é um grande sucesso, mas seus games possuem uma qualidade inigualável dentro da indústria. Um grande exemplo é o Mário 3D World, poucos jogos receberam o refinamento desse game, sendo aclamado pelo público e crítica, possuindo notas altíssimas em seus reviews. O game ainda conta com um divertidíssimo modo multiplayer para até 4 pessoas com personagens distintos, cada um com uma característica de gameplay diferente.

7. Paper Mário (N64)

Spin off de Mário que acabou virando uma série, em Paper Mário temos um Mário de papel em um jogo divertidíssimo de RPG, com evolução de levels e combate por turnos. O jogo amado por muitos fãs do bigodudo por aí a fora.

6. Super Mário Kart (SNES)

Primeiro jogo de corrida de Mário e seus amigos, jogo que chegou à abalar as amizades por aí. Foi um dos maiores sucessos comercial do saudoso Super Nintendo, hoje é difícil imaginar um console da Big N sem a presença de um Mário Kart em sua biblioteca.

5. Super Mário 64 (N64)

Jogo que foi o responsável pela entrada do bigodudo no mundo 3D, aqui a Nintendo criou uma masterpiece sem precedentes com uma jogabilidade intuitiva e moderna. Jogo considerado por muitos como o melhor game do encanador em 3D, ou até, o melhor jogo da enorme biblioteca do encanador barrigudo.

4. Super Mário RPG (SNES)

Esse game é um “chega pra lá” nos haters que afirmam que Mário é sempre igual. Temos um RPG complexo nos rendendo horas de aventura. Digno de um Final Fantasy, Mário RPG é um game feito em parceria com a Square e até hoje muitos fãs clamam ensandecidos por um remake do mesmo.

3. Super Mário Galaxy 2 (WII)

Mário cansou das aventuras terrestres e resolveu se aventurar pelo espaço sideral, isso mesmo Mário Galaxy coloca nosso encanador preferido percorrendo os confins do universo usando a jogabilidade por movimentos natural do Nintendo WII. Mário Galaxy 2 tem a marca registrada da Nintendo na hora de criar os levels do game, por inúmeras vezes enquanto jogava parava para pensar em como eles conseguiram elaborar uma fase com tanta criatividade assim. Vale a pena mencionar a beleza da sua trilha sonora inteiramente orquestrada.

2. Super Mário World (SNES)

Será que ainda existem adjetivos para descrever o (talvez) game mais conhecido do barrigudo bigodudo? SIM, o que podemos citar que esse é um clássico atemporal, perfeitamente jogável nessa geração que se empanturra com 4K e HDR. A Nintendo mostrou mais uma vez que é capaz de criar games únicos, em Super Mário World temos mundos interligados, fases criativas, castelos fantasmas, big bosses e claro novos amigos. Foi aqui que Yoshi deu as caras pela primeira vez em um jogo da série. O valente dinossauro é capaz de se sacrificar para o bem maior de seu destemido companheiro Mário, sendo Yoshi um dos personagens mais queridos dos games até os dias de hoje. Super Mário World é um clássico absoluto possuindo a capacidade única de agradar marmanjos e criança ao longo das gerações.

1. Super Mário Maker (WII U)

Quem nunca sonhou em fazer o seu próprio game de Mário? Pois é isso que Mário Maker lhe propõe, criar seus jogos e compartilha-los através da internet. A Nintendo criou um editor de fases de Mário bastante simples e intuitivo. O game é tão bem vindo que agora temos infinitos games de Mário pelo mundo afora, limitados apenas pela nossa criatividade.

E aí, gostou da nossa lista? Acha que ficou faltando algum jogo? Comenta no post e nos diga qual o seu jogo preferido da sério do Mário. Grande abraço a todos.