É lamentável que a nova adaptação de Duna esteja vivendo esse drama da pandemia, com a Warner querendo sabotar o filme lançando-o simultaneamente nos cinemas e HBO Max. O longa, que vem cercado de expectativas e merece ser visto em tela grande, possivelmente perderá muito público de cinema devido ao surto de Covid-19. Mas ainda assim o diretor Denis Villeneuve (Blade Runner 2049) continua na sua luta para que o filme tenha a melhor recepção e hoje (17) ficamos sabendo que ele terá sua première no Festival de Cinema de Veneza. Veja abaixo a postagem do Festival que confirma a notícia (junto com uma imagem inédita):
#Dune (@dunemovie) by #DenisVilleneuve will have its #OutOfCompetition world premiere at the #BiennaleCinema2021 #Venezia78! The highly anticipated movie, which stars an acclaimed cast, will be shown on Friday 3 September in the Sala Grande. Read more → https://t.co/x1QxLizvDQ pic.twitter.com/TTnV2F3xwX
— La Biennale di Venezia (@la_Biennale) June 17, 2021
Para quem não lembra, a Warner, para alavancar os assinantes do HBO Max, havia anunciado em 2020 que todos os seus lançamentos chegariam simultaneamente nos cinemas e streaming. Notícia que causou imensa polêmica e revolta de alguns cineastas – a exemplo de Villeneuve – que soltaram declarações pontuando suas críticas à imposição.
Duna conta com um elenco estelar, trazendo Timothée Chalamet (Me Chame pelo Seu Nome; O Rei), Rebecca Ferguson (Doutor Sono), Oscar Isaac (Os Últimos Jedi), Javier Bardem (007 – Operação Skyfall), Josh Brolin (Vingadores: Ultimato), Stellan Skarsgard (Mamma Mia!), Zendaya (Homem-Aranha: De Volta ao Lar), Jason Momoa (Aquaman) e Dave Bautista (Guardiões da Galáxia).
O romance de ficção científica, escrito pelo americano Frank Herbert, já foi adaptado para as telas por David Lynch (Cidade dos Sonhos) em 1984 e tem lançamento marcado para 1o de outubro de 2021. Em 3 de setembro ele faz sua estreia no Festival de Veneza.