digital-marketing-google digital-marketing-google

Estratégia de SEO: seu negócio na primeira página da Google

Aprender como classificar o seu site na primeira página da Google é uma das tarefas mais importantes para trazer visibilidade ao seu negócio e lucrar bastante. Entre os diversos serviços de marketing e outros produtos de suporte, a Google pode ser uma ótima fonte para aumentar o tráfego na página de sua empresa. Na internet você encontra diversas empresas de web design e ferramentas de SEO que podem ajudá-lo a impulsionar seu site para a primeira página de pesquisa do Google.

Já imaginou? S.E.O. é a sigla do nome pode transformar o seu negócio em lucro.

Você deve estar se perguntando o que são as ferramentas de SEO e PORQUÊ precisa saber isso? O Motor de Optimização de Busca (Search Engine Optimization) é o método usado para melhorar a presença de sua página online, garantindo mais exposição, maior tráfego de usuários, mais clientes qualificados e, consequentemente, MUITAS vendas (R$).

Para ajudá-lo a entender melhor como SEO ajuda o seu negócio, reunimos as principais ideias que todo empresário precisa saber sobre o SEO, ou Motor de Optimização de Busca.

1.   Escolha a palavra-chave certa!

Não vacile! A palavra-chave certa para sua empresa deve descrever o que você oferece como serviço ou produto. Parece bastante simples, mas lembre-se que existem formas diferentes de expressar a mesma ideia.

Portanto, faça uma pequena pesquisa antes de escrever. Esteja certo de que a palavra-chave escolhida é a melhor para seu site.

Ao escolher uma palavra-chave, você deve:

  1. descrever sua empresa ou alguma atividade da sua empresa;
  2. representar uma quantidade mínima de tráfego ou pesquisa na Google. Ou seja, as pessoas precisam buscar por esta palavra-chave na pesquisa delas;
  3. deve ser uma palavra-chave realista na qual você possa se classificar na primeira página.

Ao fazer pesquisas de palavras-chave, é importante estar atento para escolher a melhor palavra-chave. A maneira mais simples de como analisar a concorrência em busca de uma determinada palavra-chave é colocá-la na Google ou em outro mecanismo de busca e ver o que surge.

É por esta razão que as ferramentas de SEO são úteis.

2.   Organize o conteúdo em tópicos

Além da palavra-chave certa, precisamos organizar o nosso conteúdo para atrair os melhores clientes. Pense no URL da página, no título e nos cabeçalhos. Desta forma, o conteúdo tem mais visibilidade nas classificações do mecanismo de pesquisa.

Ao organizar o seu texto, lembre-se de:

  1. Fazer uso da palavra-chave escolhida no decorrer do texto.
  2. Ser convincente, mostre que domina o assunto que está escrevendo.
  3. Vincule-se estrategicamente a fontes relevantes e informações adicionais – tanto no site de sua empresa quanto em outros sites externos que sejam úteis.
  4. Lembre-se de formatar o conteúdo. Use negrito, itálico, marcas de título (especialmente no H1) e outras marcas gráficas para destacar as palavras-chave, ou partes importantes do texto. Mas não exagere!

Seja natural! Use a linguagem que o povo fala. Ou seja, o seu texto deve ser escrito para o cliente, não para a Google ou outro mecanismo de busca. Portanto, evite linguagem técnica, e quando possível, leia sobre marketing de SEO para ajudá-lo a alavancar o seu negócio virtual e encontrar novas oportunidades de conteúdo.

3.   Concentre-se em ofertas exclusivas

Lembre-se de que você está competindo com outras empresas pela atenção online de clientes em potencial. Para se destacar no mercado nas pesquisas da web, procure palavras que correspondam a industria do seu negócio. Faça ofertas exclusivas para atrair o seus clientes online. Ofereça um desconto nos melhores produtos.

A concorrência está de olho nos seus clientes e as ofertas não param. Portanto, lembre-se que ao criar um anúncio para sua empresa é necessário ser estratégico. Caso você decida anunciar na Google, você terá que se concentrar em palavras-chave do seu mercado com uma oferta irrecusável.

Tem empresas que devolvem o dinheiro se o cliente não ficar satisfeito com o produto. Outras empresas oferecem um mês grátis na assinatura de um pacote anual.

Lembre-se que a Google cobra os anúncios por clicks, e a melhor forma de ganhar dinheiro é ter um anúncio objetivo e claro, com a melhor oferta.

4.   Tenha uma página intuitiva, rápida e simples

Sabe aquela frase “menos é mais”? Então, aplique essa filosofia em sua página. Tenha um site limpo e fácil de navegar. Certifique-se de que fica claro para os visitantes o que você oferece.

  1. Use diferentes títulos para melhorar a visibilidade do seu conteúdo;
  2. Coloque suas palavras-chave nos títulos. Os títulos se destacam nos mecanismos de pesquisa podem subir o seu site na classificação dos sites de busca.
  3. Certifique-se de que seu site também está optimizado para plataformas móveis. Todas as empresas querem disputar um lugar diretamente no celular de seu cliente. E nós sabemos o quanto nosso Brasil adora um smartphone. O seu site pode cair no ranking de busca caso não esteja programado para ser exibido em um smartphone.

Outra questão é a velocidade de resposta do seu site. Este é um critério importante para ter mais acesso e adesão de clientes. A última coisa que você quer é irritar seus visitantes com uma página lenta.

5.   Atualize seu conteúdo regularmente

Devemos insistir muito na qualidade do conteúdo, pois é por conta dele que motores de busca encontram a sua página e direcionam para os seus clientes. O conteúdo atualizado regularmente tem maiores possibilidades de alcançar altos indicadores de relevância sobre o tópico relacionado. Neste sentido, certifique-se de manter a sua página sempre atualizada.

Escrever conteúdos adicionais, ricos em palavras-chave, pode impulsionar suas classificações no mecanismo de pesquisa. E pode te dar mais visibilidade.

6.   Seja paciente!

Monitore os resultados desde o primeiro dia, mas não espere resultados rápidos. Normalmente, leva alguns meses para sua página subir significativamente nas classificações dos mecanismos de pesquisa.

Lembre-se também que o SEO sofre modificações constantes. As formas de optimização de hoje certamente serão diferentes em dois ou três anos. Estude, trabalhe e mantenha-se atualizado sobre as mudanças mais recentes das ferramentas de SEO.

Boa sorte nas vendas!