The Outsider: HBO mergulha nos mistérios de Stephen King

720
the outsider hbo

Jason Bateman e Ben Mendelsohn estrelam The Outsider, drama policial exclusivo da HBO

Tão incessante quanto a capacidade de escrita de Stephen King, parece ser a vontade dos mais variados meios de entretenimento de adaptar suas obras. No cinema, IT – A Coisa e Cemitério Maldito ganharam novas versões. Até mesmo a Netflix entrou nesse grupo, bancando os longas Jogo Perigoso, 1922 e Campo do Medo. Com tanto material disponível, é óbvio que uma gigante como a HBO colocaria suas mãos em algo. O livro escolhido foi The Outsider, publicado em 2018. E o resultado dessa união é extremamente prazeroso.

Como é característico de King, a trama mescla o sobrenatural ao cotidiano pacato de uma pequena cidade. Trazendo não apenas o terror, mas despertando as piores facetas de seus personagens. Aqui, conhecemos o detetive Ralph Anderson (Ben Mendelsohn, de Bloodline), que está diante do brutal assassinato de uma criança. O principal suspeito do crime é o técnico do time de beisebol local e seu antigo desafeto, Terry Maitland (Jason Bateman, de Ozark). Mas o que parecia ser uma resolução simples, logo se transforma em uma intricada rede de investigação onde as peças parecem cada vez mais distantes de se encaixarem.

Conhecida pela qualidade de seus dramas criminais, a HBO tratou logo de escolher os nomes certos para trabalhar em The Outsider. Richard Price assumiu a cadeira de produtor e roteirista, tendo em seu currículo a igualmente ótima The Night Of. Nos dois primeiros episódios, ele trabalha bem o clima pesado que permeia o crime e consegue assimilar toda a estranheza que o caso vai tomando. Alguns podem sentir falta do aspecto sobrenatural logo de cara, mas vale lembrar que a primeira temporada é composta por 10 episódios.

Divulgação: HBO

Outros nomes que se destacam em The Outsider são Jason Bateman e Ben Mendelsohn. Bateman, cada vez mais despido da veia cômica do início da carreira, também assume a vaga de diretor do primeiro episódio. Apoiado pela experiência em Ozark, ele sabe como conduzir os atores e trabalhar os ângulos certos para a construção do mistério. Além de fazer bem o papel de um homem que vê sua vida virar de cabeça para baixo. Já Mendelsohn, conhecido por seus personagens vilanescos, está perfeito como um policial marcado por um trauma do passado e que enfrenta um dilema moral nunca antes visto na carreira.

Para os fãs de carteirinha de King, a personagem Holli Gibney também estará presente na trama. Recentemente, ela ganhou uma versão na série Mr. Mercedes. É difícil cravar o quão longe The Outsider pode ir, mas se levarmos em consideração os nomes envolvidos e o canal por trás de tudo, não chega a ser loucura apontar que estamos diante do primeiro grande mistério televisivo do ano.

Publicidade