O Mentalista (The Mentalist) 1ª Temporada da Série com Simon Baker O Mentalista (The Mentalist) 1ª Temporada da Série com Simon Baker

O Mentalista Episódio 10 | Resumo de “Tijolo Vermelho e Hera”

Em “Tijolo Vermelho e Hera”, décimo episódio da primeira temporada de O Mentalista, Patrick Jane (Simon Baker) se envolve em uma investigação particularmente pessoal. Um renomado neurocientista é assassinado por envenenamento, e a principal suspeita é Sophie Miller, psiquiatra que ajudou Jane depois da morte de sua esposa e filha.

Neurocientista é morto durante palestra

Alex Nelson, pesquisador da Universidade Leyland, participa de um simpósio de neurociência quando bebe água de uma garrafa e cai morto diante de estudantes e professores. A perícia identifica cianeto na bebida.

A primeira suspeita é Sophie Miller, ex-esposa de Nelson. Os dois haviam discutido pouco antes da morte e tinham um histórico de conflitos. Jane, no entanto, garante que Sophie não é culpada, embora inicialmente não explique por que confia tanto nela.

A investigação também revela a atuação da Animal Equality League, grupo que condena os experimentos realizados pela universidade com animais. Os ativistas haviam ameaçado Lewis Stutzer, um importante neurocientista ligado ao instituto onde Nelson e Sophie trabalhavam.

Jane revela seu passado para Lisbon

Lisbon percebe que Jane está agindo de maneira diferente e exige uma explicação. Ele finalmente conta que Sophie foi sua psiquiatra depois que sua família foi assassinada por Red John.

Após a tragédia, Jane sofreu um colapso e foi internado em uma instituição psiquiátrica. Sophie participou de seu tratamento e, segundo ele, teve papel importante em sua recuperação. Por isso, Jane sente que tem uma dívida com ela e está determinado a provar sua inocência.

Enquanto isso, a equipe investiga o laboratório de Stutzer. O cientista afirma que suas pesquisas podem reduzir comportamentos violentos por meio da manipulação de determinadas regiões do cérebro. Para demonstrar os resultados, ele apresenta uma chimpanzé chamada Susie, que teria se tornado dócil após o tratamento.

O Mentalista Episódio 10 | Resumo de “Tijolo Vermelho e Hera”

Uma segunda morte muda os rumos do caso

A investigação leva Jane até Kerry Sheehan, assistente de Stutzer. Ela parece esconder informações sobre Nelson e chama atenção por sua relação com o pesquisador.

Pouco depois, Kerry é encontrada morta em sua casa ao lado de uma garrafa de cianeto e de um bilhete que sugere suicídio. A princípio, o caso parece resolvido, mas Lisbon desconfia da cena.

Para Jane e a equipe, a morte parece ter sido cuidadosamente preparada para encerrar a investigação. Além disso, uma fotografia encontrada no lixo revela que Kerry e Nelson mantinham um relacionamento.

O projeto de Stutzer era uma fraude

Jane descobre uma inconsistência no laboratório. A chimpanzé apresentada como Susie é, na realidade, Rosie. A verdadeira Susie não havia apresentado melhora após o procedimento.

Sophie admite que os animais foram trocados para falsificar os resultados. O chamado “motor da moralidade”, projeto de Stutzer que pretendia controlar respostas éticas através da estimulação cerebral, não funcionava.

O escândalo poderia destruir a carreira de Stutzer e causar enormes problemas para a universidade. Sophie confirma que sabia da fraude, mas continua negando qualquer participação nas mortes.

O Mentalista (The Mentalist) 1ª Temporada da Série com Simon Baker

Quem matou Alex Nelson e Kerry em O Mentalista?

Jane decide criar uma armadilha usando o próprio experimento de Stutzer. Ele finge ter seu cérebro calibrado para eliminar seu senso moral e passa a agir como se estivesse disposto a cometer um assassinato.

Durante a encenação, Jane aponta uma arma para Stutzer e Sophie e exige saber quem matou Nelson e Kerry. Sob pressão, o chanceler Stern acaba confessando.

Ele revela que matou Alex depois que o cientista descobriu que a pesquisa de Stutzer era uma fraude. Stern queria proteger a reputação da universidade e impedir que o escândalo viesse à tona. Depois, matou Kerry para evitar que ela se tornasse outra ameaça.

Stern também indica onde escondeu o cianeto usado nos crimes. Lisbon entra em seguida e revela que toda a situação fazia parte de uma armadilha planejada por Jane. Sophie não havia sido realmente morta, e a confissão do chanceler foi obtida diante dos agentes.

O final de “Tijolo Vermelho e Hera”, episódio 10 de O Mentalista

Com Stern preso, a investigação chega ao fim. Stutzer fica devastado ao descobrir que seu projeto era uma fraude, enquanto Sophie decide abandonar a carreira científica e considera voltar a trabalhar como psiquiatra.

Antes de se despedir, Sophie agradece novamente a Jane por tudo o que fez. Ele afirma que sua dívida com ela está finalmente paga e brinca que, caso outro de seus amantes apareça morto, ela não deve procurá-lo.

O episódio termina com um momento importante para Jane: ao ajudar Sophie, ele demonstra que ainda é capaz de criar vínculos e reconhecer aqueles que estiveram ao seu lado durante seu período mais difícil.