The Vow | Série documental chega ao fim neste domingo na HBO

18
the vow hbo go documentário

Dirigida pelos vencedores do Emmy e indicados ao Oscar Jehane Noujaim e Karim Amer, a série documental THE VOW chega ao fim neste domingo, 18 de outubro às 23h, na HBO e HBO GO.

Com acesso inédito a pessoas do grupo e ex-membros, THE VOW acompanha as histórias de indivíduos que se aliaram ao círculo fundado em 1998 por Keith Raniere e Nancy Salzman, antes da desintegração da organização devido às acusações criminais contra seu líder.

O projeto foi pessoal para Noujaim, que em 2010 participou dos Programas de Sucesso Executivo, seminário carro-chefe do NXIVM, e idealizou a realização de um filme sobre a experiência. Ao longo dos anos, ele manteve contato com as pessoas que conheceu. Em 2017, rumores de uma controversa irmandade secreta surgiram e vários membros de alto escalão desertaram. Noujaim e Amer começaram a filmar sem saber para onde a narrativa iria.

THE VOW detalha uma história que começa com alunos dedicados ao desenvolvimento pessoal e uma visão ética de mundo e termina com eles sendo alvo de uma investigação federal. Em 2017, o New York Times publicou um artigo com revelações perturbadoras sobre um culto secreto exclusivamente feminino chamado DOS, nome derivado de uma sigla em latim para “Líder de Mulheres Obedientes”. As iniciadas eram obrigadas a demonstrar sua dedicação entregando “garantias” altamente incriminatórias a suas “líderes”. Mais tarde, em uma cerimônia, algumas foram marcados a fogo como símbolo de seu compromisso.

Em 2019, Raniere foi condenado por crimes como extorsão, tráfico sexual, trabalho forçado, conspiração, roubo de identidade e produção e posse de pornografia infantil. Raniere aguarda sua sentença, prevista para o final deste mês.

THE VOW é uma série documental da HBO dirigida por Jehane Noujaim e Karim Amer. Os produtores executivos são: Karim Amer, Jehane Noujaim, Geralyn White Dreyfous, Mike Lerner, Nina Fialkow, Lyn Davis Lear, Regina K. Scully. Os produtores são: Victor Buhler, Rosadel Varela, Claire Read, Aleks Gezentsvey. Para a HBO: os produtores executivos Nancy Abraham e Lisa Heller; produtor sênior: Sara Rodriguez.