O diretor Kantemir Balagov, indicado ao Oscar 2019 pelo aclamado Uma Mulher Alta, confirmou em suas redes sociais o término das gravações do piloto de The Last of Us. Veja a publicação em que ele confirma a notícia:
Ver essa foto no Instagram
Meu trabalho aqui está feito. Estou muito grato pela oportunidade. Foi uma ótima experiência com altos e baixos. Muito amor à equipe e especialmente a estas pessoas: […] P.S. Voltarei à Mãe Rússia.”
Além de Pedro Pascal (The Mandalorian) como Joel e Bella Ramsey (Game of Thrones) como Ellie, o elenco contará com Gabriel Luna (O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio) como Tommy, irmão mais novo de Joel; Merle Dandridge como Marlene, líder dos Vagalumes – e que também trabalhou como a voz original da personagem no jogo; Nico Parker como Sarah, filha de Joel; Anna Torv (Fringe; Mindhunter) como Tess, Murray Barlett (The White Lotus) como Frank e Con O’Neill (Chernobyl) interpretando Bill.
A série é baseada no jogo de mesmo nome lançado em 2013 para Playstation 3 (um remaster saiu para PS4 depois), e acompanha a história de Joel, sobrevivente de um surto apocalíptico causado por um fungo que exterminou grande parte da população mundial. 20 anos depois, o amargurado personagem aceita o desafio de levar Ellie (imune ao fungo) a um determinado local, na esperança de salvar toda a humanidade.
Craig Mazin, produtor e roteirista da série ao lado de Neil Druckmann, diretor do jogo original, disse que a primeira temporada da série terá 10 episódios, com duração de uma hora cada.
Além de Balagov, a série contará também com Jasmila Žbanić, indicada ao Oscar 2020 por Quo Vadis, Aida?, e Ali Abbasi, como diretores.