A cerimônia aconteceu no último sábado (06) na Espanha. Produzida pela Copa Studio, a série animada Irmão do Jorel é uma das seis produções brasileiras que estão atualmente no ar no Cartoon Network
Irmão do Jorel, animação brasileira criada por Juliano Enrico e coproduzida pelo canal Cartoon Network e pela produtora Copa Studio, foi escolhida a Melhor Série de Animação nos Prêmios Quirino, que reconhecem grandes nomes da animação ibero-americana, com o episódio Seja Brócolis! da terceira temporada.
A edição de 2019 da premiação, que teve 244 trabalhos registrados, 16 países participantes e 54 horas de animação no total, aconteceu no último sábado, dia 6 de abril, em Santa Cruz de Tenerife, na Espanha.
“Estamos muito orgulhosos de saber que uma produção brasileira foi eleita a melhor série entre tantas outras ótimas produções. Isso mostra o potencial que o audiovisual, em especial as animações, tem na América Latina como um todo, incluindo o Brasil”, comenta Adriana Alcântara, diretora sênior de conteúdo e produção nacional do Cartoon Network.
Na televisão desde 2014, a animação brasileira Irmão do Jorel conta a história do filho caçula de uma excêntrica família de acumuladores. Com a ajuda de sua melhor amiga Lara, ele enfrenta os primeiros obstáculos da vida em um ritmo alucinante e divertido. Sempre fazendo de tudo para não ser ofuscado pela popularidade de seu irmão mais velho, o protagonista nunca tem seu nome revelado.
“Irmão do Jorel é uma série que nasceu de um pitching aberto para produtores independentes terem a mesma oportunidade que grandes produtores têm para expor suas ideias”, completa a executiva.
Com uma audiência de mais de 21 milhões de pessoas na TV paga em 2018¹, Irmão do Jorel estreia novos episódios da terceira temporada todas as segundas-feiras, às 20h, no Bloco de Estreias do Cartoon Network.
Produção local
Irmão do Jorel é uma das seis produções brasileiras que estão atualmente no ar no canal. Além dela, Oswaldo, Turma da Mônica, Sítio do Picapau Amarelo, entre outras representam mais de 16% da grade do canal. “Muito antes de qualquer obrigação regulatória de programação, o Cartoon Network investe em produção local de maneira robusta. E esse ano, estamos ampliando os pontos de contato com os fãs para além da TV, levando animação brasileira para os cinemas”, conta Adriana.
Em parceria com a Rede Cinemark, o Cartoon Network está expandindo o formato Cine Cartoon, levando para os cinemas de todo o Brasil uma programação regular de conteúdo. A primeira experiência nesse formato em 2019 foi Irmão do Jorel – Edição Especial Alucinante. Os fãs podem esperar ao menos mais três especiais ainda este ano.
1 – Fonte: kantar ibope media. 15 mercados. Jan-dez/2018. Cov%. Base com tv paga: pessoas 4+ anos (31.022.200 / univ. Proj.: 53.075.962). Considerando 17.6 mm de domicílios assinantes (anatel – dez/2018) e 3,02 pessoas por domicílio.