Eu Terei Sumido na Escuridão, da HBO, volta com um episódio especial novamente dirigido por Elizabeth Wolff e com produção executiva de Liz Garbus (Who Killed Garrett Phillips? e Nada por Dizer: Gloria Vanderbilt e Anderson Cooper). Baseada no best-seller homônimo, a série documental de seis episódios aclamada pela crítica estreou em junho de 2020 e acompanha a investigação da escritora Michelle McNamara sobre o mundo do violento criminoso que ela apelidou de o “Assassino de Golden State”. Este episódio especial estreia na terça-feira, 22 de junho, às 22h, na HBO.
Sinopse: No verão norte-americano de 2020, o ex-policial Joseph James DeAngelo, também conhecido como o “Assassino de Golden State”, foi condenado à prisão perpétua pelas 50 invasões a residências seguidas de estupro e 13 assassinatos que ele cometeu durante os anos 1970 e 1980 na Califórnia. Muitos dos sobreviventes e familiares das vítimas presentes na série se reuniram para uma emocionante audiência pública de sentença, em agosto de 2020. Frente a frente com o agressor pela primeira vez, tiveram a oportunidade de falar sobre seus antigos sofrimentos e revolta em declarações impactantes, o que lhes trouxe um sentimento de justiça e de conclusão do caso.
A escritora Michelle McNamara foi fundamental para manter o caso do “Assassino de Golden State” vivo e na lembrança do público durante os anos. Entretanto, ela morreu em 2016, sem testemunhar o impacto da sua determinação e busca por justiça para as vítimas. O especial encerra um capítulo no trabalho investigativo de McNamara e apresenta outro, revelando o início do fascínio por assassinatos não solucionados que a acompanhou durante a vida inteira. O ponto de partida foi em 1984, aos seus 14 anos, quando sua cidade natal, Oak Park (Illinois), foi impactada pelo estupro e o assassinato de Kathy Lombardo. A incapacidade das autoridades policiais de resolver o caso mudou o rumo de sua vida ao despertar na futura escritora o interesse em investigar casos sem solução, levando-a a uma busca obsessiva pelo “Assassino de Golden State”.
Este episódio de Eu Terei Sumido na Escuridão traz novas revelações chocantes do caso Lombardo e apresenta as últimas buscas de McNamara sobre o estupro e o assassinato. Ao voltar a Oak Park em 2013, para fazer investigações, ela rapidamente encontrou inconsistências no trabalho policial. Apresentando os próprios arquivos e gravações da autora, além de entrevistas com moradores de Oak Park hoje, o especial destaca como o trauma persiste quando um crime não é solucionado. O trabalho de McNamara funciona como um grande alerta sobre a importância de cidadãos comuns que se tornam detetives obstinados em busca da verdade.