choque de cultura imagem
Séries

Choque de Cultura analisa Cidade de Deus no Canal Brasil

Edipo Pereira

17 dez, 2020

O episódio da próxima sexta, dia 18, de Choque de Cultura no Canal Brasil, vai falar sobre um dos maiores clássicos do cinema brasileiro: Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund.

De acordo com o quarteto, o filme traz referências de outras produções cinematográficas. Segundo Renan (Daniel Furlan), o roteiro é o mesmo de filmes adolescentes estilo high school, mas se passa na Cidade de Deus: “Esse filme é sobre aquele fotógrafo querendo transar o tempo todo, mas tendo muita dificuldade”. Já Maurílio (Raul Chequer), compara o longa-metragem brasileiro com a trilogia Senhor dos Anéis: “Ambos os filmes são de época, Frodo e Sam são Dadinho e Bené e o anel que domina todo mundo é a cocaína”.

A violência do filme, no entanto, causa polêmica entre os amigos. Julinho da Van (Leandro Ramos) fica indignado com a cena do motel e conta que o trecho dá arrepios: “Assaltar um motel? É um dos piores crimes que têm, motel é solo sagrado!”. Rogerinho do Ingá (Caíque Mainer) também discorda do roteiro de Cidade de Deus: “Você tá no quarto, tranquilo, comendo sua feijoada e vendo seu filminho, e de repente vem um cara te roubar? Eu não aceito!

Outro ponto de destaque dos comentaristas é a fotografia da obra. Maurílio explica que o filme tem tons predominantemente sépia porque na época que a história se passa, o Brasil ainda não tinha todas as cores. Dessa vez, Rogerinho consegue convencer Renan a dar o recado final, mesmo com sua resistência à temporada sobre cinema brasileiro.

Na semana anterior, o Choque de Cultura analisou o filme Bacurau, de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho.

Choque de Cultura - Canal Brasil

Episódio: Cidade De Deus

Classificação: 12 anos

Horário: Sexta, 18/12, às 21h45

Alternativos: Sábado, 19/12, às 7h, às 14h e às 20h50; domingo, 20/12, às 1h15 e às 10h05; segunda, 21/12, à 0h e às às 19h20; quarta, 23/12, às 23h35 e sexta, 25/12, às 13h40

Deixe um comentário