The Mandalorian: Episódio 1×01 (Disney+) | Crítica

0
the mandalorian disney+

Nova série no universo Star Wars é um velho oeste no espaço

A Disney+ veio com tudo, pelo menos para os países onde o serviço está disponível. No seu primeiro dia de funcionamento, já trouxe uma série completamente nova de Star Wars produzida por John Fraveau. Confira nossa crítica sem spoilers do primeiro episódio de The Mandalorian. Se quiser saber mais sobre esse povo de Star Wars, confira nosso texto explicando um pouco sobre eles.

Primeiras impressões

A série conta a história de um mandaloriano caçador de recompensas e suas aventuras na galáxia caçando criminosos. O primeiro episódio inicia com um pequeno trabalho seu, um segmento que funcionaria muito bem como um curta. Depois vemos um pouco mais do desenvolvimento desse personagem e o início de uma missão mais perigosa “por baixo dos panos”.

Um dos destaques dessa nova série é, com certeza, o seu protagonista. É uma decisão arriscada colocar um personagem principal que não mostra seu rosto, que quase não fala e que não tem nome. Felizmente, o design da armadura dos mandalorianos é badass  o suficiente para o personagem passar uma imponência. Ponto positivo também para Pedro Pascal, que faz o personagem e consegue com um pouco de fala e linguagem corporal passar a personalidade do caçador de recompensas. Nesse quesito, o personagem lembra muito o Juiz Dredd, principalmente a ótima versão de Karl Urban lançada em 2012.

Em questão de história, The Mandalorian não aposta muito, entregando um início simples mas igualmente divertido. Existe um pouco de confusão sobre alguns conceitos, principalmente ali na metade do episódio quando são inseridas algumas regras do trabalho do caçador de recompensas e da cultura mandaloriana. Nesse momento temos alguns flashes do background do personagem principal que, acredito eu, vão ser melhor explorados depois. Esses elementos são importantes também para a decisão que o personagem toma no final do episódio. Falando nisso, aquele final é um ótimo gancho e consegue empolgar bastante para o que vem por aí.

O Bom, o Mau e o Mandaloriano

Desde o início do episódio ficam claras as referências a velho oeste na série. O western sempre foi uma das principais fontes de referência de George Lucas para Star Wars, mas essas inspirações sempre ficaram ofuscadas pelos Jedis. Agora, com uma série mais pautada nisso, temos um verdadeiro western espacial. Até mesmo a música tema da série lembra bastante as trilhas de Ennio Morricone, inclusive sendo também épica mas de uma forma diferente do que foi apresentado por John Williams.

Para uma série, os efeitos especiais e cenas de ação estão magníficos. A produção também não fica muito atrás de obras cinematográficas e a ação é bem pontual e dirigida, com decisões criativas e divertidas.

Conclusão

Para finalizar, The Mandalorian é uma ótima adição ao catálogo digital da Disney+, começando com o pé direito essa nova fase da gigante produtora. Acredito que a série não vai ser algo muito grandioso para o universo de Star Wars, mas será uma boa diversão dentro dessa franquia. Felizmente, a Disney+ decidiu lançar um episódio por semana, o que dá tempo para digerir cada episódio e fazer teorias. É uma pena que o serviço ainda não esteja oficialmente lançado no Brasil, mesmo tendo opções de áudio e legendas em Português (BR) na sua plataforma. Fazer o que, né?