The Mandalorian | Explicando os mandalorianos de Star Wars

0
the mandalorian

The Mandalorian, a nova série de Star Wars já está disponível na Disney+. A série, produzida por Jon Fraveau, conta a história de um mandaloriano Caçador de
Recompensas e suas aventuras pela galáxia. Mas quem são os mandalorianos? Confira agora neste texto um resumo sobre essa raça do mundo de Star Wars.

Quem são os mandalorianos?

Os mandalorianos são um povo de Star Wars de várias raças e espécies diferentes, todas ligadas por uma cultura nômade e baseada em clãs. A cultura dos mandalorianos sempre foi baseada em guerra e conflito, tendo o combate como uma atividade de honra e glória.

Nos seus anos iniciais e durante muito tempo, os mandalorianos eram comumente aliados dos Sith, mas às vezes também trabalharam juntamente com os Jedi, quando isso poderia significar um ganho para ambos. Nos anos mais recentes, esse povo deixou de lado sua filosofia de guerra e conquista para trabalharem como mercenários e caçadores de recompensa, vendendo suas habilidades para o resto da galáxia. Eles ficariam conhecidos pelo design de sua armadura e elmo em formato de T.

 

Podemos perceber claramente uma referência desse povo nos espartanos da vida real. Um povo guerreiro que também usava capacete de formato semelhante.

Os mandalorianos mais famosos são Jango Fett e seu filho Boba Fett. Jango foi um grande guerreiro cujo DNA serviu de base para os clones vistos na segunda trilogia de filmes. Boba Fett foi o primeiro mandaloriano que vimos no cinema, trabalhando como caçador de recompensas na trilogia clássica. No universo expandido, Boba Fett acabou se tornando o Mandalor, nome como é chamado o líder desse povo.

Vale destacar ainda a personagem Sabine Wren, da animação Star Wars Rebels, que se passa antes dos acontecimentos do Episódio IV. Jovem mandaloriana do clã Wren, a personagem se distanciou de seu povo para integrar uma célula rebelde da qual fazia parte o Jedi Kenan Jarrus, seu padawan Ezra Bridger e a capitã Hera Syndulla.

Quando se passa The Mandalorian na cronologia de Star Wars?

The Mandalorian se passa 5 anos após o Episódio VI, ou seja, o Império acabou de ser destruído e a Nova República ainda está tentando manter a paz na galáxia. Para termos de ano, O Retorno de Jedi se passa em 4 ABY (depois da Batalha de Yavin) e O Despertar da Força se passa em 34 ABY.

A série tem o objetivo de mostrar esse caçador de recompensas anônimo nessa galáxia ainda se recuperando do Império. A Nova República não consegue manter a paz nos lugares mais distantes da galáxia e a Nova Ordem vista em O Despertar da Força está no seu início.

The Mandalorian está atualmente no streaming Disney+, que lançará um episódio por semana. O serviço estará disponível no Brasil somente no final de 2020. Leia aqui nossa crítica do primeiro capítulo.