Game of Thrones s06e09 – Battle of the Bastards | Crítica

541
game of thrones hbo

Nono episódio mantém a tradição de Game of Thrones

Chegou o grande momento em Game of Thrones, a batalha que foi construída durante toda a temporada aconteceu e valeu a pena esperar. Seguindo a tradição dos episódios 9 da série, o penúltimo episódio dessa temporada não ficou nem um pouco atrás. Toda a economia de dinheiro valeu a pena!

Para começar tivemos uma boa surpresa, o episódio não seria somente na batalha do Norte, tivemos também um gostinho do poder da Daenerys acabando com os mestres de escravos, infelizmente a cena foi como eu imaginei, rápida e meio anti-climática, com os dragões atacando os barcos. Não podemos exigir muito também, o resto do episódio valeu a pena. Eu curto muito ver a Daenerys super confiante e fria lidando com Tyrion enquanto ele falava do plano do pai louco dela. Será que isso é uma dica de um possível plano da Cersei, talvez a série queira nos lembrar para refrescar nossa memória. Depois nesse núcleo tivemos um ótimo encontro dos Greyjoy com a rainha, apesar de ficar com u mpé atrás por causa da velocidade que eles conseguiram chegar lá, eu curto muito a cena com as piadinhas e frases ácidas de Yara, foi a primeira amostra do poder feminino do episódio.

Drogon em cima de um prédio

Mas vamos à grande batalha. Antes do combate em si tivemos uma importante cena onde Davos descobre o destino de Shiren, no próximo episódio teremos o confronto com a Mulher Vermelha. Além disso tivemos um pouco de briga entre Jon e Sansa, o que não faz muito sentido para mim ela não explicar para ele o seu plano dos reforços e deixá-lo lutar tendo boas chances de perder, se ela explicasse para ele que estava esperando reforços, talvez ele esperasse.

Não temos o que reclamar da batalha, a HBO não mediu esforços para trazer uma cena cinematograficamente linda com diversos efeitos práticos misturados com CGI, que deram uma grande realidade, foi um combate sujo no melhor estilo medieval que já começou com a morte do pobre Rickon. Para falar a verdade eu nunca vi muita utilidade para o personagem, mas sempre parte o coração ver mais um Stark morrer.

Tormund abaixado olhando para Jon

Tivemos muitos momentos sensacionais no combate. A cena do Jon avançando com tudo para a cavaleira, sem medo de morrer novamente foi linda. Além disso podemos ver ali formações militares e combate bem realistas e sujos, pois a estratégia de Ramsay era ser o mais asqueroso e assustador o possível para acabar com a moral dos seus oponentes. Game of Thrones consegue trazer uma sensação única de impotência nas suas cenas mais  decisivas, pois nós sabemos que ninguém ali está a salvo, qualquer um pode morrer, e como essa batalha é algo que não aconteceu nos livros ainda, foi muto angustiante para mim. Uma pena que a batalha terminou de uma forma muito clichê e esperada desde episódios atrás, eu esperava que tivesse uma solução mais criativa pois essa foi bem sem graça, apesar de muito bem dirigida.

Uma parede de escudos

O confronto final ali em Winterfell foi lindo, Ramsay usando uma arma de covarde e Jon correndo para cima dele com tudo e quase explodindo a cabeça com socos. Felizmente ele deixou o vilão para Sansa que usou a mesma arma do algoz contra ele, bem poético. E aquela risadinha no final foi o toque de mestre. Sansa venceu a batalha com politicagem em vez de força bruta e mereceu sua recompensa.

Temos que chover no molhado. A HBO entregou um dos melhores episódios de Game of Thrones e uma das coisas mais lindas que já vi em TV. Apesar do final esperado, a batalha foi emocionante e muito bem feita. Além disso, ver Ramsay morto e as bandeias dos Starks nos muros de Winterfell não tem preço. Não acho o episódio perfeito, a parte da Daenerys e a resolução da batalha foram questionáveis, mas sem dúvida é um dos grandes episódios já entregues.

Continue ligado no CosmoNerd para mais novidades e análises da cultura pop, geek e nerd. Diariamente publicamos conteúdo em áudio, vídeo e texto sobre filmes, séries, quadrinhos, livros e games.

Não deixe de se inscrever em nosso canal no YouTube. Curta, comente e ative as notificações.