Gravity Falls
Séries

Gravity Falls | Curiosidades da animação que completou 10 anos

Edipo Pereira

18 jun, 2022

A série animada Gravity Falls completa dez anos em 2022. No dia 15 de junho de 2012 foi exibida uma prévia da série, marcando sua estreia. Já no dia 29 do mesmo mês, o Disney Channel exibiu o primeiro capítulo da animação nos Estados Unidos e no dia 30 de setembro, a produção estreou no Brasil. Hoje, ela faz parte do catálogo exclusivo do Disney+.

Criada pelo americano Alex Hirsch, Gravity Falls conta com duas temporadas e apresenta a história dos irmãos Dipper e Mabel Pines que são enviados para passar as férias na casa de seu tio-avô Stanley na misteriosa e paranormal cidade de Gravity Falls, no Oregon. Nos episódios, os irmãos ajudam o tio Stan na administração da Cabana do Mistério e a resolver os mistérios da pequena cidade.

Ao longo dos anos em que foi exibido, a série recebeu sete prêmios e foi indicado para outros 21. Dentre as premiações mais importantes estão: Melhor Programa de Televisão Animado do Annie Awards® de 2015 e Melhor Direção em uma série animada do Annie Awards de 2016.

O Disney+ conta com as temporadas completas de Gravity Falls no catálogo e com uma série de curtas da animação. Para celebrar os dez anos, confira abaixo curiosidades sobre esta icônica produção.

Os personagens são inspirados em pessoas reais

Alex Hirsch, criador da série, criou os irmãos Dipper e Mabel Pines inspirados nele mesmo e em sua irmã gêmea Ariel. O terceiro personagem central, Tivô Pines, também é baseado no avô dos gêmeos. Soos Ramirez foi criado pensando em Jesus Chambrot, um colega de turma de Alex. Até mesmo o porquinho Waddles existe na realidade! Ele foi inspirado no porco de estimação de uma das roteiristas da série.

A origem da cidade de Gravity Falls

Alex criou Gravity Falls inspirado na cidade de Boring, no Oregon. Quando criança, o criador da série fazia diversas viagens com sua família para o noroeste dos Estados Unidos e sempre passava pela pequena cidade que, em português, pode ser traduzida como “entediante” - visão que Alex tenta reverter da cidade a enchendo de aventuras e mistérios.

Elenco de voz original e especial

Em um dos episódios da série, Wabbles, o porquinho de estimação de Mabel, ganha uma superinteligência e cria uma máquina que lhe permite falar. Na ocasião, quem dublou o animal nos Estados Unidos foi o astrofísico Neil deGrasse Tyson. Além disso, outros nomes como Nathan Fillion, J.K. Simmons, Lance Bass dos N'Sync, Alfred Molina, Mark Hamill, T.J. Miller e Louis C.K também já fizeram participações na série com suas vozes.

Dublagem nacional de Gravity Falls

Já o elenco de voz nacional de Gravity Falls conta com nomes como Thiago Keplmair como Dipper, Marcelo Pissardini como Tivô Pines e Bianca Alencar como Mabel. Bianca, inclusive, começou na carreira de dubladora aos 11 anos de idade e já emprestou sua voz para produções como Ponte para Terabítia (2007), Dr. House (2004-2012) e Sunny Entre Estrelas (2009-2011). Recentemente, a dubladora tem ganhado destaque como influenciadora digital, contando com mais de seis milhões de seguidores em suas redes sociais (Youtube, Instagram e TikTok).

Por trás dos roteiros

O processo de criação dos episódios de Gravity Falls era sempre uma junção de ideias de todos que faziam parte da equipe. Alex contava para os roteiristas apenas a base de como ele imaginou cada capítulo e cada um escrevia sua versão. Depois, o melhor de cada roteiro era juntado com o objetivo de criar um episódio perfeito e coletivo. Todo esse criterioso caminho que Alex usava para a criação de sua obra fazia cada capítulo levar cerca de seis meses para ser produzido. Um verdadeiro trabalho em equipe!

Deixe um comentário