Sasaengs-kpop-capa-do-post
Evelyn Batista Silva

22 out, 2020

Colunas

Sasaengs: O terror na vida dos Idols no Kpop

E aí ruma de nerds! Decidimos trazer mais assuntos relacionados às pessoas, tanto sobre artistas quanto sobre o cidadão coreano, curiosidades da cultura Kpop, indústria de entretenimento e mais. O primeiro assunto será um pouco sério. Sasaengs e o perigo que eles trazem para os idols, para o cidadão e para eles mesmos.

Sasaeng (사생) é o termo utilizado para se referir aos fãs com uma enorme obsessão por artistas dentro do Kpop. Os sasaengs são capazes de tudo: perseguem os artistas, invadem sua privacidade e muitas vezes põem em risco a vida de quem estiver ao redor. Sam Lansky, um editor contribuinte para as revistas New York e The Atlantic, escreveu que "sa" significa privado (do hanja 私) e "saeng" significa vida (do hanja 生), em referência às abrangentes obsessões dos fãs com seus artistas preferidos.

Vários casos, de diversos níveis de seriedade, aconteceram e acontecem por causa dessa obsessão extrema. Em 2011, uma nova cláusula foi adicionada à Lei de Delitos Menores da Coreia do Sul para proteger os ídolos de K-pop de seus fãs. A vida de um idol é realmente complicada, e até mesmo um centro de ajuda foi criado para os idols conseguirem lidar com a fama.

Como já mencionamos, diversos casos já foram reportados, mas citaremos apenas seis. 

EXO

Sasaengs estavam perto do dormitório dos garotos e pareciam procurar algo pelo chão. Um dos moradores, curioso com essa atitude, perguntou o que estavam procurando. A resposta: fios de cabelos dos meninos do grupo. Existem muitos outros casos bizarros com o EXO.

EXO

BTS

Durante filmagens na Suécia, eles resolveram parar em um café para comer e relaxar um pouco. Foi percebido que haviam sasaengs do lado de fora, esperando a saída deles. Um dos câmeras saiu e pediu para se retirarem do local. Os sasaengs fingiram sair, mas, quando o BTS saiu, eles começaram uma perseguição.

BTS

Yoochun (JYJ)

Na saída do salão de beleza, o cantor se deparou com uma multidão que impedia a sua passagem. Tentando chegar à sua van, uma sasaeng lhe deu um tapa. Quando perguntaram a garota o motivo do tapa, ela respondeu que “queria dar a ele algo que ele não esquecesse”.

Yoochun (JYJ)

Kim Yoojung (Atriz)

Quando a atriz estava no ensino fundamental, um sasaeng foi à sua escola para buscar a menina. Ele se passava pelo pai da garota. A professora achou o homem estranho e perguntou a garota se ela conhecia o homem. Quando Yoojung negou, a professora chamou a polícia.

Kim Yoojung

Shim Changmin (TVXQ)

Changmin, uma vez revelou que sempre recebia ligações de fãs mulheres. Cansado e assustado, ele trocou de número. Minutos depois, recebeu uma mensagem que dizia “Então você mudou mesmo de número!“. Invasões ainda piores de privacidade aconteceram com os outros colegas. "Foi muito misteriosa. Eu mudei meu número novamente e recebi uma nova mensagem dizendo 'mudar o seu número muitas vezes não é bom ". “Eu também recebi fotos de coisas que você só poderia encontrar dentro do nosso departamento."

Shim Changmin

Kim Heechul

Esse pode ser considerado o caso mais sério desse post, e até mesmo um dos mais sérios já registrado. Enquanto dirigia seu carro, Heechul percebeu que estava sendo seguido. Como, obviamente, ele não queria ser seguido, o cantor tentou despistar os sasaengs. Ele tentou seguir vários caminhos, até que infelizmente sofreu um acidente. Dizem que foi nesse acidente que ele teve sua perna fraturada.

 Kim Heechul

Sim, existe táxi sasaengs. Muitos taxistas lá na Coreia ajudam esses atos, aproveitando para ganhar em cima, cobrando preços absurdos. 

Os sasaengs também são chamados de fãs, mas será que eles podem ser chamados assim depois de fazer coisas extremamente perigosas? Kim Heechul uma vez pronunciou-se dizendo que não deveriam ser considerados fãs.

E é isso gente, esses foram alguns casos. Quais vocês sabiam? Existem muitos outros casos com sasaengs e também de anti fãs. Gostariam de saber mais? Nos digam e voltamos com mais casos absurdos.

Deixe um comentário