post de dia dos namorados 14 de junho coreia do sul
Colunas

O dia 14 de todos os meses

O dia 14 de todos os meses do ano é para cada uma dessas comemorações

Evelyn Batista Silva

10 jun, 2021

Já comprou o presentinho da sua querida ou do seu querido? O Dia dos Namorados está chegando, e como todos os anos, as vendas de chocolate e flores irão aumentar muito, assim também como vários pedidos de casamento podem ser feitos. Mas essa data, tão esperada por muitos aqui no Brasil, não é comemorada na Coreia do Sul. Pelo menos não no mesmo dia.

O Dia dos Namorados na Coreia do Sul é comemorado no mesmo dia que o Dia de São Valentim nos Estados Unidos e em tantos outros países pelo mundo, porém, com um pequeno diferencial. A data de 14 de fevereiro segue um roteiro próprio, no qual  apenas as mulheres presenteiam o seu, ou a sua, crush. Isso mesmo. Apenas as mulheres dão o famoso chocolatinho, que pode ser feito por elas em lojas, para seu namorado ou namorada, ou como uma maneira de se declarar para alguém.

Se você pensa que para por aí, não se engane, os homens também têm sua vez de gastar com suas amadas, ou seus amados. A data é 14 de março, um mês depois. Ai sim chega a vez dos homens sul-coreanos abrirem a carteira e presentearem suas amadas, ou amados, e os presentes podem ir do famoso chocolatinho a bolsas e jóias.

Então existem dois dias para os que estão namorando comemorarem sua relação, ou para tentar começar uma? A resposta é sim. E também não.

Na Coreia, existem mais de dois dias para os namorados. É muito comum, por exemplo, a comemoração dos 100 dias juntos. Os casais mais jovens são quem seguem mais essa data comemorativa, e costumam se presentear com jóias, principalmente alianças, para marcarem compromisso. Essa data segue de acordo com o relacionamento de cada casal, então não tem um dia específico.

Bom, depois dessas três comemorações, os coreanos com certeza ficam satisfeitos de esbanjar seus romances para toda a sociedade, não é mesmo?. Mais uma vez, é aí que você se engana. Junto com essas comemorações, ainda temos mais nove datas. Sim, nove datas.

As comemorações de cada mês

O dia 14 de todos os meses do ano é para cada uma dessas comemorações. No dia 14 de janeiro, temos o Diary Day, ou Dia do Diário, no qual casais e amigos se presenteiam com diários para que o outro possa anotar todas as datas e lembranças importantes que viveram. Esse dia também é conhecido como Candle Day (Dia da Vela), onde o presente dado são velas perfumadas ou decorativas.

No dia 14 de fevereiro, como já dito, é o Dia dos Namorados, em que as mulheres presenteiam ou se declaram. No dia 14 de março é a vez dos homens retribuírem.

E por que não um dia para os solteiros? 14 de março também é esse dia, o Black Day, em  que eles se esbaldam no Jajangmyeon, um macarrão com caldo de feijão-preto, vestidos de preto e sozinhos. Ou acompanhados de outros amigos, também solteiros, para se consolarem ou aproveitarem a independência emocional do momento.

O dia 14 de maio é marcado com casais vestindo roupas combinadas, da cor amarela, e com troca de presentes também. Se você é solteiro/solteira, não desanime, você também pode comemorar esse dia, comendo curry amarelo, que é mais picante que o curry normal, como uma forma de tentar “apimentar” sua vida. O dia é conhecido como Yellow Day, ou Dia Amarelo, e também como Rose Day (Dia da Rosa).

O Dia do Beijo, 14 de junho, dois dias depois do Dia dos Namorados no Brasil. Também pode marcar o seu encontro com os pais da sua outra metade. Esse dia, originalmente, era marcado apenas por casais se encontrando para namorar, mas os solteiros começaram a aproveitar para “ficar com geral”. Essa ideia foi imensamente aproveitada por lojas de batons e de balas de menta.

Você tem alguém especial, e quer dar um presente da cor prata? 14 de julho é o dia. Nomeado como Silver Day, é marcado por troca de presentes, em geral, alianças na cor prata. Aqui os solteiros também se saem bem, pois é o dia para cuidar de si. Visitas aos salões de beleza e spas são bem frequentes, e se no final você quiser se presentear com algo prateado, está liberado também, afinal, é mais um dia para se mimar.

Dia Verde é o nome do dia 14 de agosto, sendo mais um para todos comemorarem. Casais e solteiros, claro, têm itinerários diferentes. Enquanto os casais marcam piqueniques em lugares verdes, como parques e jardins, os solteiros vão se esbaldar com soju, uma bebida alcoólica à base de arroz que vem uma garrafa verde, tal qual a cor do dia.

Diga para os outros que você está namorando, sem realmente dizer que está namorando. Como? Aproveitando o dia 14 de setembro, talvez. Fotos podem fazer parte de um relacionamento, guardando lembranças, então claro que tem que ter um dia para isso. O Dia das Fotos possui diversos casais tirando fotos fofinhas em photo booths, ou até mesmo em estúdios profissionais. Como cantar é sempre bom, o dia também marca o Dia da Música, então, depois das fotos, eles vão aproveitar para cantar nos Noraebangs, que são salas de karaokê. Solteiros podem aproveitar esse dia também. Fotos com seus pets e depois um encontro com outros amigos nos Noraebangs é o caminho para aproveitar o dia.

Aqui, o brasileiro vai gostar bastante. O dia 14 de outubro é o Dia do Vinho. Não é preciso muitas palavras para falar sobre esse dia, apenas: vamos beber.

No mês de novembro temos duas comemorações. Primeiro, dia 11 que marca o Dia do Pepero, um biscoitinho muitas vezes coberto apenas por chocolate, e um dos presentes mais dados no Dia dos Namorados. Como o biscoito tem um formato que lembra o número um (1), então esse é o dia perfeito para ele, já que onze de novembro, 11/11, também é conhecido como o Dia dos Solteirões. Aqueles que nunca namoraram na vida também merecem um dia para comemorar.

Depois, temos o 14 de novembro, o Dia do Filme. Se um filme que você quer muito assistir lançou nesta data, talvez queria esperar mais um pouco. As salas de cinema lotam de casais, que, com certeza, podem aproveitar para fazer um pouco mais que só segurar as mãos e assistirem aos filmes.

Enfim, o último mês do ano. 14 de dezembro é o Dia do Abraço. Talvez por todos os outros meses terem uma comemoração, não quiseram deixar o mês sem nada e então deram uma ação aleatória. Os casais estarão demonstrando afeto de maneira mais física que o normal em público, então prepare-se para ver muitos deles agarradinhos. E aos solteiros, não se preocupem. Existem lugares que você pode ir e encontrar outros como você com placas de Abraços Grátis.

E aí? Já pensou se pega na cabeça do brasileiro adotar mais essas datas comemorativas, já que o Kpop está crescendo tanto no nosso país? Não sei vocês, mas o meu bolso está reclamando desde a primeira data.

Deixe um comentário