k-pop-grupo-astro-kpop
Colunas

Guia Kpop: termos desse universo para iniciantes

Os termos do Kpop podem confundir um pouco quem está começando, mas fiquem tranquilos!

Evelyn Batista Silva

19 nov, 2020

Chegar de cabeça em um novo lugar pode ser assustador e até desanimador quando existem termos já preestabelecidos e que não são explicados. Quando é em outra língua então, parece até impossível aprender e dá vontade de desistir.  Se você caiu de cabeça no mundo do Kpop, calma aí. Não se desespere e segue nesse post para entender alguns termos muito utilizados por kpoppers ao redor do mundo.

Primeiro, o K-pop (케이팝) é a música pop da Coreia do Sul (favor não confundir com a do Norte). Por anos, o gênero musical fez sucesso lá no continente asiático até o momento em que estourou mundo afora alguns anos atrás.

Conheça alguns termos iniciais:

Hallyu (한류) - A tradução literal desse termo é Onda Coreana, que é como foi chamado todo esse movimento para fora da Coreia: Kpop, doramas, filmes e programas de variedades.

Dorama (드라마) - Já mencionado lá em outro post aqui do Cosmonerd, dorama é a pronúncia coreana para a palavra drama e é usada para as novelas coreanas.

Debut - Viu um grupo debutar? Então você viu o grupo nascer. Toda vez que um grupo debuta, ele está estreando na indústria, então vão lá dar um apoio e conhecer mais sobre aqueles talentos.

Comeback - O grupo fez comeback? Quer dizer que acabaram de voltar aos programas de TV com música nova, então corre para dar views no MV e deixar o seu like.

Bias - Se alguém perguntar quem é seu bias no SEVENTEEN, não precisa se desesperar, a pessoa só está perguntando qual dos membros é o seu favorito. E sim, você pode ter mais de um bias em um grupo, é difícil gostar só de um.

Ultimate/ Utt - Agora, aqui é só um mesmo. Ultimate é seu favorito dos favoritos, aquele que você sabe tudo, de maneira saudável, e acompanha.

Oppa (오빠) - Oppa é uma palavra utilizada apenas por mulheres quando essas vão falar com homens mais velhos. Esse homem, pode ser irmão, primo, amigo ou até mesmo o namorado.

Unnie (언니) - Unnie segue a mesma linha que Oppa, também dito apenas por mulheres, mas agora é quando vão falar com mulheres mais velhas. Essa mulher pode ser irmã, prima ou amiga.

Hyung (형) - Também na linha dos termos anteriores, mas agora tem uma pequena inversão. Hyung é um termo utilizado por homens quando estão falando com homens mais velhos, sendo o seu irmão, primo ou amigo.

Nuna (누나) - O último termo da linha anterior, mas não menos importante, também é utilizado apenas por homens, mas agora é quando falam com mulheres mais velhas. Essas mulheres podem ser suas irmãs, primas, amigas ou namoradas.

Vale lembrar que os termos acima são usados quando você conhece a pessoa. É necessário ter certa intimidade, já que na Coreia respeito é a base da língua e da sociedade.

Saranghae (사랑해) - Aqui já temos uma frase completa, que se traduz diretamente para o português como Eu te amo. Como no coreano até a maneira de falar é respeitosa, essa frase é uma das maneiras de dizer eu te amo, e é umas das mais informais. Para deixar mais formal, você pode acrescentar yo (요) no final da palavra.

Esses são alguns dos vários termos que existem nesse gênero gigante que é o Kpop. Quantos desses vocês já conheciam? Tem algum que você não sabe, gostaria de saber, mas não sabe para quem perguntar? Então deixa nos comentários que responderemos!

Deixe um comentário