serviço militar obrigatório coreia do sul serviço militar obrigatório coreia do sul

Alistamento militar obrigatório e o que representa no Kpop

Se tem um momento angustiante para fãs de grupos masculino de Kpop é quando chega o momento do alistamento obrigatório militar.

Assim como no Brasil, os homens coreanos devem fazer o seu alistamento no exército ao completarem 18 anos. O alistamento pode ser adiado até que o coreano faça 28 anos, mas muitos decidem por servir logo, pelos seus 20 anos de idade. Normalmente, após terminarem o Ensino Médio, eles estudam os dois primeiros anos de universidade, então dão uma pausa para cumprir com o serviço obrigatório.

Todos os homens em boa aptidão física seguem com o serviço ativo, servindo ao exército, à marinha ou aeronáutica. Quem possui algum tipo de comorbidade, e dependendo de qual for, pode fazer os serviços não-ativos, como trabalho policial ou governamental. Um exemplo entre os artistas do Kpop é o caso do cantor Kim Heechul, do Super Junior, que, depois de uma acidente em 2006, teve sete hastes de ferro instaladas na perna esquerda.

Em 2008, Kim Heechul já havia removido as hastes, mas, ainda assim, ao cumprir o seu serviço de 2011 a 2013, trabalhou como servidor público depois de passar pelas quatro semanas de treinamento militar obrigatório. O cantor segue em tratamento até hoje, pois ainda sente muitas dores, principalmente se passar muito tempo em pé.

Quem deve se alistar e quem não precisa

Homens e mulheres podem se alistar, mas é apenas obrigatório para os homens. Aqueles que possuem dupla cidadania devem escolher entre continuar com a cidadania coreana e cumprir com o serviço obrigatório, ou podem revogar sua cidadania coreana. Um detalhe é que, ao revogar sua cidadania, eles passam a ser vistos como estrangeiros pelo governo coreano.

As exceções ao serviço obrigatório são aqueles com comorbidades, como diabetes, não precisam se alistar. Atletas receptores de medalhas olímpicas, como a de ouro, também estão isentos da obrigatoriedade. Como no caso do jogador de futebol Son Heung Min, que não precisou se alistar ao ganhar a medalha de ouro no Asian Games em 2018.

O coreano que não faz o alistamento até a idade de 28 anos pode ser preso.

O serviço militar obrigatório dura quanto tempo?

Existe mais de uma resposta para essa pergunta, pois vai depender da atividade militar que o coreano escolher, se é o serviço ativo ou não-ativo. A Coreia do Sul possui um dos serviços militares mais longo do mundo, ficando em quarto lugar, apenas atrás da sua vizinha Coreia do Norte, de Israel e Singapura.

A duração do serviço na Marinha e no Exército é de um ano e nove meses, no Exército Naval é um ano e onze meses e, na Força Aérea, são dois anos. Para aqueles que farão o serviço não-ativo, são dois anos para quem faz trabalho social ou cooperação internacional, dois anos e dez meses para os que vão fazer parte do técnico industrial e três anos para aqueles que vão completar o serviço como médicos, advogados, veterinários e pesquisadores especialistas.

A lei BTS

Há alguns anos, houve uma enorme discussão relacionando os artistas ao serviço obrigatório. Havia uma categoria especial que tinha exigências menores para os cantores e atores que se alistavam, mas ela foi dissolvida ao receberem muitas reclamações sobre os privilégios.

No ano passado foi discutido sobre como seria o alistamento do grupo coreano de kpop mais popular do momento, o BTS. Muitos dizem que eles devem ser isentos dessa obrigatoriedade por levarem tanto orgulho ao país e acelerarem o crescimento cultural coreano em outros países. Isso porque o membro mais velho do grupo, Jin, fará 28 anos no dia 4 de dezembro, ou seja, chega ao prazo final para o alistamento.

Após certos acordos, ficou estabelecido que os membros do grupo teriam até a idade de 30 anos para realizarem o serviço obrigatório, o que agradou muito os fãs do grupo, os Armys.

bts k-pop kpop

Mudança na lei e nas diretrizes

Como dito anteriormente, os coreanos com dupla nacionalidade devem revogar sua cidadania coreana, caso não queiram cumprir o serviço militar obrigatório, e a partir daquele momento seriam vistos como estrangeiros. Idols como Mark e Johnny do grupo NCT, por possuírem passaporte não coreano, são considerados estrangeiros e por isso não precisam servir. Bang Chan e Felix do Stray Kids, nascidos na Austrália, revogaram sua nacionalidade coreana.

Outra maneira seria caso um descendente de coreano,  nascido em outro país e que nunca tenha pisado na Coreia, pudesse ser dispensado da obrigatoriedade. Mas uma mudança nas leis e diretrizes sobre o serviço ocorreu no último dia 06.

Com a mudança, qualquer coreano de dupla nacionalidade, com um passaporte coreano e que tenha passado pelo menos três anos na Coreia, deve se alistar. Para facilitar entendimento, citarei um caso. O idol kpop Vernon, do grupo SEVENTEEN, nasceu em Nova Iorque, mas passou a morar na Coreia aos 5 anos de idade, então ele poderá ter que se alistar.

E você? O que acha sobre a questão do alistamento militar obrigatório dos Idols? Comenta aí!