Você provavelmente já deve ter visto milhares daqueles perfis de cosplayers profissionais nas redes sociais e pensado “poxa, queria tanto ser cosplayer, mas é tão difícil, deve ser tão caro…” Esse sempre é o primeiro pensamento que nos atinge quando damos de cara com o universo dos cosplays. Mas, para sua sorte, estamos aqui para te dizer que esse mundo não é tão complicado quanto parece!

Antes de começar, há uma coisa que você precisará muito ter… paciência! Sim, você precisará ter muita paciência, pois nenhum cosplay se constrói da noite para o dia, ainda mais quando não se dispõe de tantos recursos financeiros. É algo que demanda tempo e dedicação, alguns podem levar até anos para sendo devidamente finalizados. Então se você for da turma dos apressadinhos, melhor esquecer.

Agora, chega de conversa e vamos ao que interessa! Quero ser cosplayer, e agora o que devo fazer? Você já sabe que precisará ter paciência, mas ainda há várias coisas que você precisa saber antes de começar a fazer o seu personagem. E para facilitar, criamos um passo a passo para te guiar nesse árduo caminho.

4. Escolha seu cosplay

O primeiro e mais importante passo de todos é a escolher o seu personagem. Cosplay é muito mais do que apenas vestir a roupa de um personagem, é incorporá-lo, vivê-lo por um momento. Assim, ao escolher, busque optar por personagens que você se identifique e não apenas por personagens famosos. O importante é que você se sinta bem ao usar seu cosplay.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o grau de dificuldade de realização. Como iniciante procure optar por algo mais simples, de preferência que não usem armadura. e sim roupas comuns. Existem vários cosplays bacanas que podem até mesmo ser tirados do guarda roupa!

3. Planeje

Quer usar seu cosplay em um evento? Planeje-se! Analise quanto tempo você levará para confeccioná-lo. Vai precisar de acessórios? Perucas de excelente qualidade podem ser encontradas facilmente em sites chineses, no entanto levam mais de mês para chegar. Então se você tiver pouco tempo, terá que buscar outras opções.Sua roupa precisa ser feita por uma costureira? Pequenos ajustes podem atrasar a entrega, leve isso em consideração.

O ideal é ter de 2 a 3 meses no mínimo para a confecção. Se você pretende fazer um para a CCXP de São Paulo por exemplo, agora é o momento certo de começar a se planejar.

2. Orçamento

Falar que cosplay é barato seria mentir. Por isso, após a escolha e o planejamento, vem a parte vital, o orçamento. Quanto mais dinheiro você puder dispor, mais perfeito seu cosplay ficará. No entanto se seu limite financeiro está baixo, não tenha medo, compre o que puder. Lembra da paciência que falamos anteriormente? Agora é a hora de pôr em prática!

Dificilmente o primeiro sai exatamente do jeito que gostaríamos, sempre acaba faltando algo, seja devido ao tempo ou ao dinheiro. Se você não conseguir completar seu traje a tempo, vá ao evento, divirta-se e depois aos poucos você irá fazendo o upgrade com calma. O primeiro é sempre o mais caro e o mais difícil devido ao fato de estarmos partindo do zero.

1. Divirta-se

A melhor parte do cosplay é a diversão, sem dúvidas! Completo ou não, perfeito ou não, o importante mesmo é a diversão! E esteja preparado para o assédio, pois os fãs sempre piram ao ver seus personagens favoritos encarnados por pessoas de carne e osso. Se você não gosta de atenção, é bom repensar o uso de cosplays em eventos, pois o que não vai faltar é gente querendo tirar foto com você!

Continue ligado no CosmoNerd para mais novidades e análises da cultura pop, geek e nerd. Diariamente publicamos vídeos, áudios e textos sobre filmes, séries, quadrinhos, livros e games.