Precisamos falar sobre racismo no Mundo Cosplay

0
275
cosplay

O tema de hoje é algo que vem me incomodando há muito tempo, o racismo no Mundo Cosplay. Infelizmente já perdi as contas de quantas vezes ouvi o seguinte comentário “não posso fazer esse cosplay, a (o) personagem é branca(o)”. E também já perdi as contas de quantas vezes tentei convencer essas pessoas de que cosplay não se trata de gênero nem de etnia, se trata apenas de você incorporar a personalidade de um determinado personagem junto com alguns aspectos da sua aparência como roupas e acessórios.

A cor da pele nunca foi e nem nunca será determinante em um cosplay, assim como o gênero. Não é porque o personagem tem pele clara que você obrigatoriamente tem que ter pele clara. A maior parte dos personagens de animes têm olhos grandes arredondados, característica essa que – se seguíssemos a teoria de que cosplay precisa ser idêntico – excluiria a possibilidade de orientais fazerem esses cosplays, uma vez que eles tem olhos pequenos e puxados. Já imaginou os japoneses, criadores dos animes, não poderem fazer o cosplay dos seus próprios personagens!? Mas isso não acontece na vida real. O que mais se vê são japoneses fazendo cosplay de animes. Então por que reprimir cosplayers por causa do tom da pele?

O Mundo Cosplay infelizmente é apenas um reflexo da sociedade que vivemos. E por mais que muitos neguem a realidade, o fato é que nossa sociedade é extremamente racista e machista. Sim, é doloroso saber disso, mas é importante lembrar que nós podemos mudar essa realidade fazendo a nossa parte. E a minha parte hoje é tentar mostrar a você, que alguma vez já quis fazer um cosplay, mas se sentiu impedido pelo seu tom de pele, que você pode sim fazer o cosplay que quiser! Não só pode, como deve!

E se você ainda não está acreditando muito nisso, se prepara para ver essa galeria maravilhosa que eu preparei com alguns cosplayers negros lindíssimos que dão na cara da sociedade!

E se ainda assim você não estiver totalmente convencido, tenho certeza que esse lacre de cosplayer irá te convencer! A Kay Bear – Instagram @kayyybear – é uma cosplayer profissional fabulosa que ainda por cima tem uma loja linda especializada em cosplay!

Continue ligado no CosmoNerd para mais novidades da cultura pop, geek e nerd.