Exposição em Quadrinhos inspirada em William Blake em Porto Alegre

0
101
Exposição UFRGS William Blake Orc Studio

O gravurista, poeta e pintor inglês William Blake (1757-1827) é um dos nomes mais referenciados na cultura pop atual. Presente nos filmes protagonizados por Hannibal Lecter, em séries de TV como Bates Motel e The Mentalist, nos quadrinhos de Alan Moore e na música de Jim Morrison, Bruce Dickinson, U2 e Radiohead, a obra iluminada do artista ganha agora uma exposição que ficará aberta ao público de Porto Alegre por dois meses em espaço nobre: o Sala João Fahrion na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trata-se de uma ação conjunta do Centro de Artes e Letras da UFSM e do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS com realização do Orc Studio, laboratório transmídia idealizado por Enéias Tavares – nosso colunista do Bestiário Criativo e criador de Brasiliana Steampunk –, que também assina a curadoria. A arte dos mais de trinta painéis que adaptam um dos livros mais icônicos de Blake – O Matrimônio de Céu & Inferno– é assinada por Fred Rubim (Cão Negro, LeChevalier e A Todo Vapor! Webcomics). A exposição contará também com gravuras e placas recriadas pelo acadêmico da Universidade de York, Michael Phillips e textos do tradutor e pesquisador português Manuel Portela.

A mostra abre nos dias 9 e 10 de maio com um evento especial que discutirá a produção e a pesquisa de quadrinhos no Brasil, com vários convidados que serão anunciados em breve. Pra fechar a trinca, será lançada também pela AVEC Editora, uma das parceiras do projeto, a Graphic Novel homônima que além de adaptar William Blake, leva a história para uma trama policial moderna ambientada no Brasil. Mais detalhes sobre cada uma dessas novidades vocês conferem com exclusividade em breve no CosmoNerd.