Annecy 2020
Outros

Annecy 2020 traz o painel "Mulheres Negras na Animação"

Diego Barbarossa

18 jun, 2020

Durante o terceiro dia do Festival de Animação de Annecy 2020, ocorreu o painel Mulheres Negras na Animação: Um Olhar para o Futuro, apresentando as experiências de quatro mulheres que trabalham no ramo.

Dentre as mulheres que estiveram no painel, temos a roteirista nigeriana-britânica Misan Sagay, Karen Rupert Toliver, ex-executiva da Disney e que agora trabalha como vice-presidente executiva de criação da Sony Pictures Animation, a roteirista e produtora Jade Branion e Camille Eden - vice-presidente de Recrutamento de Animação e Desenvolvimento de Talentos na Nickelodeon Animation Studio.

Misan Sagay, atualmente está trabalhando em sua primeira animação para a Netflix, a roteirista já possui o filme "Belle" em seu currículo. Ela colocou que a falta de uma representatividade negra em filmes e séries de TV, durante sua infância, lhe deixou um sentimento de "narrativa apagada". Ela completa falando: "Pense em todos os contos de fadas em que você não está. É como se você não tivesse um final feliz, pois você nem podia estar lá".

Karen Toliver também expressa que ela cresceu sendo a única criança negra em sua escola, e nos acampamentos de verão. Ela completa dizendo que cresceu tendo essa experiência refletida em tela, onde personagens negros eram geralmente escolhidos como ajudantes. Ela pede que a indústria seja mais ousada e tenha mais fé para que o público tenha mais simpatia e se identifique com as pessoas não-brancas.

A questão sobre a escassez de mulheres negras na indústria da animação também esteve bastante presente nas palavras de Branion, pois ela comenta que, na grande parte das vezes, ela é a única mulher e negra em sala de roteiristas.

Sagay, Toliver, Branion e Eden concordam que é necessário que mais pessoas negras (principalmente, mulheres) estejam ocupando grandes cargos, como executivos, para ajudar na abertura de portas para estas pessoas.

Camille Eden falou sobre sua trajetória dizendo que "Levei muito tempo para chegar ao ponto em que estou agora e foi preciso muito trabalho e sempre acreditar em mim. A porta foi aberta e agora vou ajudar mais pessoas a entrar na sala - há histórias que precisam serem contadas, que querem ser contadas - e isso é bom para os negócios", completa.

Texto com base de referência na matéria da Variety. Leia mais sobre o painel acessando ao site.

Vale lembrar que o Festival de Animação de Annecy 2020 acontece até o dia 20 de junho, e está sendo 100% online. Como afirmamos anteriormente, a edição deste ano recebeu mais de 3000 filmes, de mais de 90 países.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para nos seguir em todas as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) para não perder nenhuma novidade.

Deixe um comentário