Opinanerd

Um pouco de Heavy Metal e Cultura Pop

CosmoNerd

11 jul, 2016

Venho hoje aqui mostra para vocês o maravilhoso mundo do Heavy Metal! E mais especificamente falando, o Metal e Cultura Pop! Estilo musical esse que sofre um certo preconceito pela grande maioria, ganhando conceitos como: "é tudo barulho", "coisa do capeta" e etc.

Mas aí é que tá, o metal é mais inserido na Cultura Pop/nerd/geek (como você queira chamar) do que você imagina. De cenários fantásticos com dragões, elfos, humanos e lugares distantes, até a terra média de Tolkien, o Metal passeia por todos estes mundos. Através de suas canções poderosas e memoráveis, com grandes coros, arranjos de músicas clássicas e com melodias para todos cantarem juntos. O Metal possui vários sub-gêneros, e o principal a tratar das temáticas fantásticas (veja bem, eu disse o "principal") é o gênero POWER METAL. Acho que o nome já diz tudo, termo esse que foi usado láaaaa pelos anos 80 com o estilo começou a se popularizar mais. Um Salve para nosso querido Dio, que já nos anos 70 escrevia letras de fantasia. LENDA!

Mas enfim, vamos aqui tirar o monóculo do rosto e guardá-lo no bolso, pegar nossas espadas e adentrar nessa caverna, e eu serei o seu guia nessa jornada!

Irei lhes mostrar algumas das muitas bandas, que tem tudo a ver com Cultura Nerd!

BLIND GUARDIAN

 

 

capa de um album da banda blind guardian Gosta de Senhor dos Anéis? Gosta de Tolkien? Pois toma aqui pra você! Blind Guardian desde dos anos 80 se dedica a transformar Tolkien em música, e das boas! Seguindo bem a "regra" do Power Metal, B.G é carregada de músicas ícones, como por exemplo: "The bard's songs (in the forest), The bard's songs (The hobbit), Valhalla, The last candle, Banish From Sanctuary, e por aí a lista só cresce. Não se limitando apenas a literatura Tolkeniana, B.G aborda outros temas da fantasia, exemplo é a música "Fly", inspirada em Peter Pan e a música "War Of Thrones" que é inspirada em Game Of Thrones. Se você é fã de Tolkien e fantasia, escute Blind Guardian!

RHAPSODY OF FIRE

 

 

capa de symphony of enchanted lands Rapaz, se você não aguenta mais colocar a trilha de Senhor dos Anéis na sua partida de RPG, está aqui uma perfeita banda para isso. Com uma produção digna de trilhas de filmes épicos, R.O.F trás letras no melhor estilo Dungeons and Dragons, onde herói precisa salvar sua amada terra e para isso ele precisa encontrar o portal que o levará até a poderosa espada de esmeralda, que lhe dará o poder necessário para livrar o mundo do mal e do caos! Quer mais nerd que isso, amigo?! Só dois disso! R.O.F apesar de tratar bem de temas do universo D&D, possui uma história própria, As Crônicas de Algalord, ambientada na terra fictícia de Algalord. Embarque nessa jornada e não fique sem mais trilhas para uma boa partida de RPG haha!

For the king for the lands for the mountains
for the green valleys where dragons fly
for the glory the power to win the black lord
I will search for the emerald sword !!!! 

AVANTASIA

 

maxresdefault (1) E se uma banda não apenas tratasse de temáticas RPGísticas...e se...os vocalistas do projeto fossem personagens? e se a história e as falas dos personagens fossem retratadas nas letras? AND YOUR WISH COME TRUE! Combinando duas palavras:"Avalon" local místico nas histórias de "Rei Arthur" e "Fantasia" terra fictícia do livro "A História Sem Fim", nasce o super grupo Avantasia. Reunindo grandes nomes do Heavy Metal para tocarem e principalmente, cantarem, a banda em seus dois primeiros discos, trás uma história épica, que engloba ficção, realidade e discussões sobre religião e filosofia. Cada vocalista representa um personagem, elemento da história trazida nos discos: "The Metal Opera - Part 1", "The Metal Opera - Part 2". Esses dois álbuns contam a história de Gabriel Laymenn, um noviço da ordem dominicana, da abadia de Mainz, ano de 1602, Gabriel participa da caça as bruxas...quer saber o resto? Corre lá e ouve!!!!!

ANGRA

 

 

Já ccapa do album holy landitei aqui 3 bandas europeias, mas quem disse que no nosso país não tem um metal de respeito? Temos sim! E lhes apresento a banda ANGRA! A banda não é tão voltada para as temáticas de dragões e afins, mas possui álbuns conceituais excelentes e que trazem histórias que não perdem para nenhum disco estrangeiro. Citarei aqui dois trabalhos deles. Porque ANGRA é minha banda favorita de metal e eles vão ter um espaço especial aqui u-u.

O primeiro que citarei é o maravilhoso, brilhante, excelente, excepcional "Holy Land". Algo iluminou todos os integrantes da banda enquanto eles estavam arranjando este disco, tenho certeza. Essa obra-prima da banda, trás a história do descobrimento do Brasil em 1500, quando foi descoberto pelos portugueses. Esse trabalho mostra o quanto o Angra tem a influência da música brasileira, o que é uma das marcas registradas da banda, e claro, a mescla com a música clássica, que dentro do disco, vem como a representação da europa naquela época. Obra esta, que trás consigo vários clássicos da banda: "Nothing to Say", "Carolina IV", "Z.I.T.O", "Make Believe". Enfim, é emocionante.

capa do album temple of shadowsO segundo, é o disco que eu julgo ser o melhor trabalho da banda, o "Temple Of Shadows" , particularmente, é meu disco preferido. Este já trás um conceito um pouco mais parecido com os das bandas europeias, mas sem contar com elementos de dragões e etc. Este conta a história de um cavaleiro conhecido como "The Shadow Hunter" que se junta ao exército convocado pelo Papa para participar da primeira cruzada. Durante a história, ele passa por conflitos que o fazem refletir sobre a guerra da qual participa e os ideias religiosos, colocando a devoção do personagem a prova. Em tudo que diz respeito, musicalidade, conceito, letras, "Temple Of Shadows" é excelente. Contando também com várias participações especiais, inclusive a de Milton Nascimento, na faixa "Late Rendemption"

MARMOR

 

 

1417754419_marmor-alma-celta-2014 Marmor é um projeto do baterista Marcelo Moreira (ex-Almah, Circle II Circle) em parceria com Alexei Leão (vocalista da banda Stormental). O projeto é uma ópera rock e envolve literatura fantástica, música (rock e orquestra), pintura, RPG, história em quadrinhos, fotografia, teatro, animação, entre outras áreas. O primeiro trabalho foi o disco e livro intitulado "Alma Celta". Mais 20 artistas participaram do projeto, ente eles Gus Monsanto  (ex -Adagio, ex - Revolution Renaissance). E o mais novo trabalho do projeto será baseado na série de livros "Espadachim de Carvão" do autor Affonso Solano que está sendo intitulado de "Tales Of Kurgala". O álbum estava em uma campanha de crowfunding no site Kickante. E teremos mais um trabalho, que já digo de antemão, bem feito e por músicos competentes e em um cenário sensacional que é o universo de Kurgala!

Bom, espero que vocês tenham gostado do pouquinho que mostrei sobre o maravilhoso mundo do POWER METAL! Seguiu uma listinha, mas é que se eu fosse falar da maioria, ah meu amigo, ia demoraaaaar hahaha
LONG LIVE THE METAL!

Continue ligado no CosmoNerd para mais novidades e análises da cultura pop, geek e nerd. Diariamente publicamos conteúdo em áudio, vídeo e texto sobre filmes, séries, quadrinhos, livros e games.

Não deixe de se inscrever em nosso canal no YouTube. Curta, comente e ative as notificações.

Deixe um comentário