tempo-old-2021-filme-m-night-shyamalan final explicado tempo-old-2021-filme-m-night-shyamalan final explicado

Tempo (Old, 2021) | Final explicado e outras dilações do filme

Disponível em alguns streamings, Tempo (Old, 2021) é um filme do renomado diretor M. Night Shyamalan que desperta a curiosidade tanto pela sua grandiosa filmografia quanto pela proposta de jogar diversas pessoas numa praia tropical na qual as coisas acontecem de um modo muito mais acelerado que o normal. No entanto, a avaliação disso tudo você pode conferir na nossa crítica publicada anteriormente, pois o foco deste texto é oferecer humildemente um final explicado e outras questões que o longa levanta.

Qual é o filme com Marlon Brando e Jack Nicholson que Charles tanto tenta lembrar?

Ao longo da trama, Charles (Rufus Sewell) insistentemente tenta se recordar de um filme estrelado por Marlon Brando e Jack Nicholson. Trata-se de Duelo de Gigantes (The Missouri Breaks, 1976). No entanto, ao que parece, esse filme não possui nenhuma relação com o de M. Night Shyamalan – exceto por uma questão. A trama dá conta de um rancheiro (interpretado por Jack Nicholson) que se vê confrontado com um estranho e excêntrico pistoleiro (interpretado por Marlon Brando).

Este território baldio apresenta falésias íngremes e formações rochosas, algumas penetradas por estreitos desfiladeiros, que “se separam” até ao rio. A referência do filme pode ser os penhascos igualmente misteriosos que se erguem sobre a praia.

duelo-de-gigantes-the-missouri-breaks-1976-marlon-brando-e-jack-nicholson
Marlon Brando e Jack Nicholson juntos em Duelo de Gigantes

Conexões com o material de origem

O filme é inspirado na história em quadrinhos francesa Sandcastle, de Pierre-Oscar Lévy com artes de Frederik Peeters, e a história se inicia quando um cadáver é descoberto em uma praia, sinalizando alguns acontecimentos não naturais.

Perto do final de Tempo, diz-se que o caderno que encontraram pertencia a um escritor de ficção científica. Ele contém uma possível teoria escrita do fenômeno não natural e lista os nomes de outras vítimas anteriores. Esta é uma referência direta à história em quadrinhos em que o personagem principal que apresenta teorias para sua situação incomum é um escritor de ficção científica.

Esse ponto dá a dica de que a adaptação é, pelo menos ao mesmo tempo, uma continuação da história apresentada na HQ. Essa ideia é reforçada com o fato de que no terceiro ato de Old, M. Night Shyamalan toma outro rumo e decide explicar o que realmente está acontecendo ali e quem está por traz de toda a situação.

Old

O final explicado de Tempo (Old)

Temos, portanto, um fenômeno natural (dentro da realidade do filme), ainda que cruel, de um local no qual o tempo realmente passa mais acelerado, algo em torno de um ano de vida de uma pessoa normal para cada trinta minutos permanecendo na praia, segundo a estimativa feita pelos próprios personagens.

O grande lance nesse contexto é que uma poderosa indústria farmacêutica está por traz do encarceramento dessas pessoas, escolhendo a dedo indivíduos com alguma doença, objeto de estudo do setor de P&D. Ao final do filme, é concluído que um eficiente tratamento para convulsões foi a grande descoberta do momento, através da personagem Patricia (Nikki Amuka-Bird), quando é enfatizado a potencial maravilha que pode vir deste laboratório no qual os humanos são as cobaias.

Porém, os únicos sobreviventes do experimento, os irmãos Trent e Maddox, se revelam e comprometem toda a operação, dando a entender que os dias de abuso em nome da ciência acabaram.

Nesta parte, o diretor levanta muitas questões a respeito do mundo corporativo farmacêutico, tomado pela especulação financeira (como as empresas que tinham suas ações na bolsa valorizadas antes mesmo de ter desenvolvido as vacinas em 2020/2021) e métodos questionáveis de pesquisa que muitas vezes faz uso da tortura contra os animais. O curto período de vida dos humanos, neste cenário, assemelha sua condição de vida à de animais de laboratório – que na perspectiva científica, só servem para o experimento.

Há também o questionamento filosófico: se tenho pouquíssimo tempo de vida, a vida realmente importa? E se importa, qual vai ser o valor que vou dar a ela? Mesmo tendo poucos minutos para sair daquele local inóspito, Trent e Maddox escolhem, depois de tanto caos e lamentações, fazer um castelo de areia e curtir o momento.

O que você faria no lugar deles?