Super Dungeon Maker não surpreende, mas funciona

Em um belo dia de 2015, a Nintendo lançou Super Mario Maker, transformando a criação de fases como parte do gameplay da maior série de plataforma do mundo. A interface intuitiva e divertida e o compartilhamento fácil de fases pela internet não só conquistou os jogadores, como fez todos os fãs da Nintendo sonharem. O que viria depois de Mario? Não foram poucas as pessoas que sonharam com um “Zelda Maker”, e para essas pessoas, eu apresento Super Dungeon Maker.

Com uma proposta extremamente semelhante, essa empreitada indie vem tentar preencher essa lacuna que a Nintendo nunca quis ocupar no coração dos fãs. Ele consegue ser o criador de masmorras que todos queriam? Sim, mas é fácil ver que ele só é a ponta do iceberg do que esse conceito pode entregar.

Mas nós já temos Zelda em casa, filho

Eu sei que é complicado começar a análise de um título independente feito por um time pequeno comparando-o com uma das maiores empresas do ramo, mas qualquer um que começa a jogar Super Dungeon Maker consegue ver o quanto ele é literalmente inspirado em jogos clássicos de The Legend of Zelda. Tudo o que você pode usar para criar novas masmorras já esteve presente em algum jogo da série. Dos clássicos itens como as penas para dar boosts de velocidade, assim como inimigos e até chefões.

Alguns são réplicas 1:1 (com nomes diferentes), outros têm alguma outra modificação, mas o DNA dos elementos estão todos ali. Até os irritantes puzzles de empurrar pedras que você via aos montes no Game Boy estão presentes. Quando você vai ao modo de criação de masmorras, pode ver que até o layout dos mapas é semelhante às conhecidas dungeons da Nintendo.

Parece até que o jogo sabe e espera que você seja fã de Zelda para conseguir aproveitar todo o seu potencial. Logo ao iniciar o jogo, ao invés de um tutorial ou algum tipo de acompanhamento, você é simplesmente jogado em uma masmorra com uma espada na mão. Se você é fã das aventuras de Link,  vai saber o que fazer. Mas se nunca jogou nada parecido na vida, é fácil não saber como os elementos funcionam. É como se, lá no fundo, ele fosse um Zelda Maker, mas sem o copyright inalcançável da série.

O modo de criação de masmorras, por outro lado, parece ser o filho bastardo de Super Mario Maker. Flertando mais com programas de desenho do que com softwares de criação de jogos, é muito fácil criar a sua primeira dungeon. A transição entre jogar e criar também é ridiculamente simples e funciona ao toque de um botão. Não há tantos elementos quanto ele vende ter e é fácil ver vários clichês nas fases pela falta de opção. Não é um RPG Maker ou um Roblox, que vai te dar liberdade total, mas é o suficiente para deixar a criatividade fluir um pouco.

Falta algo em Super Dungeon Maker

É uma pena, porque esse sentimento acaba dando um ar meio genérico a Super Dungeon Maker. Mesmo com as variações visuais que o jogo permite — mudar de grama para gelo com um toque é simples, como acontece em Mario Maker —, qualquer coisa que você vê parece ser igual a qualquer outro jogo medieval com masmorras. A única coisa que se sobressai é a galinha que serve como protagonista, porque é sempre legal ter uma galinha humanoide andando com uma espada por ai.

Não me entenda mal: é muito fácil ver o esforço do time de desenvolvimento, mas falta muita personalidade. Toda a interface de criação de masmorras funciona bem e é fácil conseguir fazer o upload das suas criações na internet e buscar por fases criadas por outros usuários, mesmo que a base seja ainda pequena. O visual, mesmo que genérico, é muito bem feito e tem bonitas animações. Mas não tinha hora em que eu não pensava “isso aqui queria ser muito Zelda mas não pode”, o que é bem triste. Seria muito legal ver um mundinho mais original, até para permitir mais opções de personalização.

Super Dungeon Maker tem a estrutura que precisa para ser a grande referência para quem pensasse em um Zelda Maker, mas sua execução acaba tendo um ar de protótipo, com um grande potencial que ainda não foi descoberto, ao invés de um produto final completo.

Se você sempre sonhou em poder fazer suas próprias masmorras de Zelda, Super Dungeon Maker é o que você queria, para o bem ou para o mal. Há uma quantidade interessante de mapas disponíveis e, caso você esteja disposto a experimentar, a sua criatividade é o único limite. Ele tem potencial para ser muito mais, a ponto até de superar suas próprias influências, mas isso ainda não é realidade. Mas já que a Nintendo está cada vez mais vendo a franquia Zelda como uma oportunidade para outros tipos de jogos, talvez esse ponto de partida seja um que vale a pena ficar de olho.

Super Dungeon Maker está disponível para PC na Steam e no Nintendo Switch.

*Uma cópia do jogo foi gentilmente cedida ao CosmoNerd pelos desenvolvedores para a produção deste texto.