um ano inesquecivel outono um ano inesquecivel outono

Um Ano Inesquecível – Outono

 

Disponível no Prime Video da Amazon, Um Ano Inesquecível – Outono é uma experiência emocionante e musical que vai além de um romance jovem adulto, abordando temas relevantes e oferecendo uma representatividade preta inspiradora. O filme Outono estreou na sexta-feira, dia 9 de junho, na Prime Video, com direção de Lázaro Ramos e inspirado no conto de Babi Dewet.

Em Outono, conhecemos Anna Júlia (Gabz), uma estudante de Direito ambiciosa que “odeia música” e planeja sua rotina e suas ações com o objetivo de conseguir um emprego em um escritório de advocacia onde está estagiando. Tudo está indo bem até ela conhecer João Paulo (Lucas Leto), um músico independente, e sentir que sua vida meticulosamente planejada está prestes a mudar de rumo.

Engana-se quem pensa que está prestes a assistir a um simples filme de romance jovem adulto cheio de cenas aleatórias e clichês. O filme oferece muito mais do que um romance, ele nos faz refletir sobre nossa realidade e nossos sonhos, com uma grande representatividade preta e muita, muita música mesmo.

Assim como o outono em São Paulo, o filme retrata uma mudança de clima em um único espaço de tempo. Podemos sentir o calor das relações desenvolvidas ao longo da trama, como o relacionamento entre pai e filha, que é impossível não sorrir, e a paixão ardente do músico João Paulo por sua arte, a música.

Também encontramos momentos difíceis e tempestuosos, como o inverno, com chuvas repentinas que surgem quando tudo parece estar indo bem. Anna Júlia é uma garota de grandes ambições, mas precisa lidar constantemente com as dores de seu passado e com a ausência de sua mãe (interpretada pela cantora Iza), que decidiu seguir seu sonho de ser cantora; ela também precisa lidar com o que deve fazer e com o que realmente importa em sua carreira profissional e seus princípios.

Um Ano Inesquecível – Outono é arte, ensinamento e cultura. Há detalhes sutis, mas perceptíveis, que abordam alguns dos vários desafios enfrentados diariamente por pessoas pretas. Assim como a própria estação, encontramos ali melancolia e nostalgia, com passagens que oscilam entre o presente e o passado e músicas atuais e antigas.

Onde há Babi Dewet e sua escrita, sempre haverá música. Desde seu primeiro livro Sábado à noite, no qual a autora está trabalhando para relançá-lo, Babi sempre escreve suas histórias recheadas de representatividade e muita música. A autora, que participou do processo de gravação do filme, adicionou referências já conhecidas nacionalmente, como o nome “Anna Júlia”, inspirado na música de mesmo nome do grupo Los Hermanos, e até mesmo João Paulo, fazendo referência aos Beatles (John + Paul). No filme, podemos encontrar até mesmo uma rápida citação ao artista Jungkook, do grupo sul-coreano BTS.

A música não para em Outono, que faz referência a artistas de MPB, rock, samba, hip-hop e funk. Além disso, conta ainda com a presença de nomes da música nacional, como Lulu Santos e Iza, em sua estreia como atriz.

“Teve uma época da minha vida em que o mundo dizia que eu precisava abrir mão de uma parte de mim para ser feliz. Eu acreditei. Mas, ao longo do caminho, aprendi que podemos ser e ter mais. Merecemos tudo, podemos ser quem quisermos.”

Assistir ao filme é se permitir sorrir sem perceber, reencontrar nossos antigos e novos sonhos, emocionar-se e, principalmente, direcionar nossos olhar e sentimentos para o que realmente importa: nós mesmos.

Um Ano Inesquecível: Outono é o segundo filme da quadrilogia “Um Ano Inesquecível”, baseado no livro de contos das autoras nacionais Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet, lançado em 2016 pela Editora Gutenberg.