Opinanerd

O futuro sombrio de Agent Carter

Charles Luis Castro

4 maio, 2016

Par começar, uma verdade precisa ser dita: Agent Carter é uma série do baralho. Roteiros muito bem amarrados em um formato que não deixa a desejar diante das séries da parceria Marvel e Netflix. Uma mulher arrasando quarteirões como protagonista, justamente em tempos onde a representatividade é tão debatida. Além da coragem de ir pelo caminho oposto do "tá tudo conectado" que nos acostumamos a ver dentro do Universo Marvel, tendo assim a liberdade para contar suas próprias histórias. Mas apesar de tantos outros pontos positivos, o futuro de Agent Carter parece mesmo ser o cancelamento. O que é uma enorme pena.

Desde a primeira temporada que os números de audiência não colocam um brilho nos olhos dos chefões da ABC, emissora que produz e exibe a série. E isso é como assinar o atestado de óbito em uma emissora de TV aberta, ainda mais em horário nobre. Sabemos que os donos do dinheiro não se importam muito com a qualidade do programa, mas sim com quantas pessoas estão ligadas em seu canal naquele horário específico. Se Agent Carter for cancelada de fato, não será a primeira série de qualidade que caiu por falta de um público expressivo.

O cenário fica ainda mais sombrio depois que o Hollywood Reporter fez uma matéria sobre os episódios pilotos com potencial para se tornarem séries. A ABC está apostando em Conviction, mais uma série com pegada procedural, do tipo que nunca sai de moda nos EUA. A grande ligação com Agent Carter consiste no fato de que Hayley Atwell será a protagonista da série, no papel de Carter Morrison (uma cruel coincidência de nomes). Nós até sabemos que com alguns ajustes na agenda, Hayley poderia dar conta das duas produções, o que outros atores costumam fazer. Mas com a quase certeza do fim de Agent Carter, é uma ideia descartada.

o7kfv9

Outra produção da ABC que pode morrer antes mesmo de sair do papel é Marvel's Most Wanted, que seria estrelada por Lance Hunter e Bobbi Morse (a Harpia). Saídos diretamente de Agents of SHIELD, era quase certo que a série dos dois seria oficializada. Mas a matéria do Hollywood Reporter afirma que a ideia está esfriando e que essa certeza não está tão grande quanto antes. Outras fontes apontam que o projeto continua firme e forte, já que recentemente ganhou sua logo oficial e contratou novos nomes para o elenco. Vamos esperar cenas dos próximos capítulos.

Voltando a falar de Agent Carter, outros motivos são apontados para esse possível cancelamento. Um deles é que a relação entre Marvel Studios e Marvel Television não é das melhores. As séries da Netflix tem suas referências ao MCU, mas sempre que é questionado sobre a presença do Demolidor e seus companheiros nos filmes, Kevin Feige procura deixar claro que isso não vai rolar e que cada lado vai caminhar com as próprias pernas. Como as aventuras de Peggy Carter se distanciaram e muito desse mundo de referências, a ABC deve ter imaginado que não teria como fisgar os fãs do "universo compartilhado". Já Agents of SHIELD segue sua trama com os Inumanos - excluídos dos planos cinematográficos - enquanto tenta se desvencilhar de vez da função de fazer propaganda do MCU.

download

Ainda no assunto dos pontos negativos, um marketing maior fez falta em Agent Carter. A base sólida de fãs por aqui foi construída junto com a primeira temporada e se estendeu para a segunda. Mas fora as propagandas antes da estreia, pouco se viu durante a exibição da segunda temporada. Mesmo com a chegada da primeira temporada ao catálogo da Netflix, fica a sensação de que foi tarde demais. Agent Carter é uma baita série, pena que nem todo mundo conseguiu enxergar isso.

Deixe um comentário