cena de noite-brutais-barbarian-filme-de-terror cena de noite-brutais-barbarian-filme-de-terror

Noites Brutais (Barbarian) | Final Explicado e outras barbaridades do terror

Presente em alguns serviços de streaming como a Netflix, Noites Brutais (Barbarian, 2022) é um bom filme de terror que conta com diversos temas e reviravoltas presentes em sua trama (leia aqui a nossa crítica). Porém, como muitas vezes acontece nessas produções, algumas informações ficaram inconclusivas, então vamos tentar explora-las junto com um final explicado.

Quais são os plot twists do filme Noites Brutais?

O desenvolvimento inicial do longa nos leva a crer que, em algum momento, teremos Keith (Bill Skarsgård) aprontando alguma coisa contra a protagonista Tess (Georgina Campbell), uma mulher sozinha em meio a um bairro hostil de Detroid, numa situação pra lá de desfavorável após o locatário do Airbnb alugar a casa para ela e Keith ao mesmo tempo. Porém, as coisas mudam completamente quando Tess descobre o macabro porão da casa, local onde ela e o rapaz se deparam com uma grotesca figura.

Outro ponto de virada na história é quando descobrimos o passado do local: por ali habitava um serial killer, digno das piores páginas de true crime que você possa imaginar. Seu nome é Frank (interpretado de modo convincente por Richard Brake) e ficamos cientes de tudo através de um flashback ambientado décadas no passado. A segunda grande surpresa é quando descobrimos que ele ainda vive nos dias atuais, absolutamente debilitado pela idade.

Quem é a ‘mãe’ que aparece na história de Barbarian?

Ao que tudo indica, a bizarra mulher que aparece para aterrorizar os hóspedes da casa é consequência de anos e anos de abusos por parte do serial killer Frank. Ao cometer atos contra mulheres, elas acabavam grávidas, e tempos depois essas crianças cresciam para passar também pelos abusos do criminoso. Como essas crianças são filhos biológicos de Frank, caracteriza-se, assim, um ato incestuoso, o que pode gerar uma série de problemas genéticos quando a reprodução ocorre dessa forma. Logicamente, o roteiro do filme esgarça essa ideia para adequar o surgimento dessa mulher em algo ainda mais aterrorizante.

Em outras palavras, a “mãe” nada mais é do que uma filha ou neta (ou as duas coisas ao mesmo tempo) de Frank. Porém, vale ressaltar que quem interpreta a personagem não é uma mulher, e sim um homem: trata-se do ator Matthew Patrick Davis, carregado com boa dose de maquiagem.

barbarian-noites-brutais-final-explicado-terror-mãe

Quem é o responsável pelo quarto com a câmera?

Quando AJ, personagem de Justin Long, está tentando fugir daquele apavorante túnel/porão da casa de Noites Brutais na Barbary Steet, ele se depara com o senil Frank e suas pilhas e pilhas de fitas gravadas para cada pessoa sequestrada e torturada por ele. Entende-se, então, que aquele quarto grotesco contendo uma câmera seja de autoria do próprio Frank, que utilizava aquele cômodo nos tempos em que ainda estava em condições de praticar seus crimes.

Por que Frank tirou sua própria vida ao invés de matar AJ?

Nesta cena de Barbarian, um fato intrigante é quando Frank consegue tirar sua arma do criado mudo, dando a entender que ele iria por fim à vida de AJ. No entanto, ao invés disso, Frank dispara contra ele próprio. Acontece que, quando AJ adentra ao cômodo onde o idoso se encontra, ele avisa que a polícia está a caminho, e que em breve o local estará tomado pelas autoridades. Pode ser que o assassino tenha acreditado neste blefe do jovem rapaz, e preferiu não viver enquanto todos seus crimes fossem expostos ao mundo.

Independente disso, também precisamos levar em conta que ele já estava numa idade bastante avançada, e que dar cabo de si mesmo era um desejo antigo por parte do velho, mas ele não conseguia reunir forças nem mesmo para apanhar sua arma na mesa de cabeceira ao lado. Também não sabemos, afinal, qual era o tratamento que a “mãe” dava ao cuidar dele, uma vez que ela mesma não era um bom exemplo de uma pessoa com bons hábitos de conduta e higiene pessoal.

Noites Brutais tem cena pós-créditos? haverá sequência?

Não há uma cena pós-créditos no final de Barbarian, portanto não precisa perder seu tempo assistindo aos créditos finais caso não tenha paciência. Porém, há sim algumas brechas para que mais filmes sejam desenvolvidos em torno desse universo, consolidando assim uma franquia.

Para começo de conversa: quem afinal foi que alugou a casa para Keith e Tess? Sabemos que não foi a imobiliária que cuida do imóvel, pois a atendente nega que tenha feito isso para o dono, AJ, em conversa telefônica. Podemos pensar então que a residência estava sendo utilizada sem autorização para alguns espertos fazerem dinheiro, mas que um desses locatários ilegais não conhecia o outro, sendo então uma enorme coincidência o encontro entre Keith e Tess.

Mas e se esse encontro foi algo arquitetado? Sabemos que o muito velho Frank não teria condições de fazer isso, enquanto a “mãe” também não possui lá grande afinidade com o mundo contemporâneo. Uma sequência de Barbarian poderia resolver essa questão.

Outra forma de expandir o universo de Noites Brutais é contando mais detalhes do passado, especificamente de mais uma questão não respondida pelo filme de 2022: como é que diabos aquele bairro se deteriorou tanto e como é que AJ adquiriu aquela residência?

Primeiramente, vale ressaltar que em um dos flashbacks um vizinho de Frank comunica ao homem que está se mudando, após ser convencido pela esposa de que é a última chance de sair daquele bairro recuperando alguma parte do dinheiro investido, pois muito em breve aquele local não irá valer mais nada. Frank não se importa com isso, deixando claro que não irá a lugar algum.

Parece conveniente para o diretor e roteirista Zach Cregger não explorar mais esse assunto, pois pode muito bem o bairro ter se tornado este cemitério urbano devido à especulação imobiliária e outros fatores que geraram uma desigualdade social tamanha que tirou completamente os recursos do local. Ao mesmo tempo, pode ser que o próprio Frank seja o causador de toda a deterioração, uma vez que as pessoas do bairro foram desaparecendo e o criminoso não foi pego, fazendo com que os moradores tementes por suas vidas tenham se mandado de lá.

Final Explicado de Barbarian: AJ é “filho” de Frank? Tess realmente matou a ‘mãe’?

Uma teoria maluca que tem rolado é a de que AJ seria filho de Frank, algo que poderia explicar o motivo da casa estar em seu nome. Outro fator que indica proximidade entre os personagens é que AJ, mesmo não sendo um assassino em série, acaba de ter sido acusado de violência sexual logo quando ele é apresentado ao público. Para explicar a sua criação fora da casa, pode ser que em seu nascimento, Frank o tenha dado para adoção por se tratar de um menino. Isso sem contar que, como já falamos, o assassino prefere tirar a própria vida do que atirar no rapaz (evitando assim matar o próprio filho), então não dá pra dizer que essa teoria (mesmo que absolutamente improvável) não possua algum lastro com a coerência.

Mas indo ao final de Barbarian propriamente dito, tudo leva a crer que Tess ficou, de certa maneira, compadecida com a situação da “mãe”, devido à clara forma como ela cresceu, longe de qualquer contato externo, sofrendo com lavagem cerebral e, muito possivelmente, passando por uma série de outros abusos. Porém, ao perceber que acabaria voltando mais uma vez para aquele local infernal, Tess não vê outra solução a não ser puxar o gatilho. É nesse momento que subitamente os créditos finais surgem na tela, ocultando assim a provavelmente morte da criatura que tocou tanto terror ao longo de quase duas horas. Particularmente, acredito sim que ela tenha morrido, mas como no cinema um personagem só morre de fato quando vemos o seu cadáver… fica o mistério para ser desvendado (ou não) no futuro.