estomago-capa-do-filme-final-explicado-post-cosmonerd estomago-capa-do-filme-final-explicado-post-cosmonerd

Estômago | Final explicado e outros temperos do filme

Se você ainda não viu, precisa ver: Estômago (2007) é um dos filmes mais sensacionais que o cinema brasileiro já produziu. O longa de Marcos Jorge (até esta data, disponível na Netflix – assista aqui) possui uma combinação de elementos que dão muito certo na hora de prender o espectador, divertindo e trazendo pertinentes questões sociais ao mesmo tempo.

A trama acompanha Raimundo Nonato, interpretado pelo ator João Miguel, um migrante da região Nordeste do país que desembarca na cidade de São Paulo em busca de condições melhores de vida. Mesmo sendo um tipo de história inicialmente já contada diversas vezes, a identificação e a empatia com Raimundo nos deixa interessados logo de cara.

Sem dinheiro, estadia e faminto, o protagonista vai parar num boteco no centro onde come um dos piores salgados da região, sem revelar ao dono sua condição financeira escassa. Quando isso ocorre, logo o malandro proprietário coloca Raimundo Nonato para cuidar de diversos afazeres do bar, para que ele pague sua dívida e tenha algum canto (mesmo que miserável) para dormir por um tempo.

Acontece que Nonato possui uma aptidão fora do comum para a culinária e, quando ele aprende a fazer os salgados para vender, logo percebem que se trata da melhor coxinha da região. O sucesso atrai diversas pessoas, dentre elas, a prostituta Íria e o dono de um restaurante italiano, Giovanni.

estomago-Filme-Marcos-Jorge

Íria, completamente apaixonada pelas comidas de Nonato (e não por ele, que por outro lado está apaixonado por ela), passa a sair e ficar com o cozinheiro, pagando com o corpo os prazeres da gula. Nonato acredita ter encontrado o amor de sua vida, mas é tão evidente que o sentimento não é recíproco que Íria deixa claro que faz de tudo nos programas, menos beijar na boca.

Giovanni, por sua vez, recruta o rapaz para o seu restaurante e passa a ensiná-lo todos os detalhes e caminhos para se tornar um grande chef. Dentre os ensinamentos, há mais uma cena essencial para este final explicado de Estômago, que é quando Giovanni explica para Nonato a importância de uma boa relação com os fornecedores para que o restaurante sempre conte com os alimentos frescos, no auge de sua qualidade, e isso inclui a carne do açougue. Quando explica que os melhores cortes bovinos estão na traseira, o dono do restaurante faz uma divertida (mesmo que um tanto misógina) analogia com o corpo da mulher e pergunta:

– Gosta de bunda de mulher?

E Raimundo Nonato responde:

– Ô! [se gosto]

estomago-filme-2007-marcos-jorge-raimundo-nonato-e-giovanni

O final explicado

Aviso: gatilho de violência contra mulher a partir daqui

Dentre as série de acontecimentos do bizarro final do filme, é certo que a morte de Giovanni e Íria é o que mais tira o espectador do campo comum que a trama estava levando. Tudo começa quando Nonato vê, num clima pra lá de amoroso, Giovanni e Íria num jantar a dois, com o restaurante de portas fechadas. Após a decepção do rapaz, temos um novo corte onde ele está fritando uma peça de carne um tanto estranha, meio esbranquiçada, até que a câmera começa a passear pelo cenário num plano sequência, mudando de cômodos, até chegar na cama onde Giovanni está morto. Mas o choque vem quando vemos o corpo da mulher, que está nua, e podemos observar que falta um pedaço da sua nádega – a carne na frigideira!

Mas por que Raimundo Nonato fez aquilo no final de Estômago?

Pois é nesse ponto que o espectador precisa ficar mais atento. Se por um lado o filme tem diversos elementos de humor e carisma que garantem a sessão independente de outras coisas, do outro lado existem nuances nesse final que muita gente deixou escapar.

Raimundo não fez o que fez por Íria estar num encontro sexual com Giovannni. Ele cometeu esse homicídio duplamente qualificado pelo fato dos dois estarem num encontro romântico. O ápice dessa traição se materializa quando os dois se beijam, e não é um beijo qualquer: é um daqueles de língua bem salivado. É só lembrar que Íria disse anteriormente que fazia de tudo, menos beijar na boca, que podemos entender ainda melhor a dimensão da coisa.

Claro que a imagem de Íria se exibindo e sendo cobiçada por outros caras incomodavam Nonato, como fica exposto na cena onde ele vai ao local de trabalho da garota de programa, que também faz a vez de dançarina no pole dance. Na cena, que também apresenta Nonato ao maravilhoso drink negroni, temos um belo indício do que o futuro assassino é capaz quando fica fora de si.

Assistiu Estômago? Nos conte o que achou do filme!