Piratas do Caribe: a franquia que deu aos piratas o status de ícone

Jack Sparrow conta com uma saga de cinco filmes lançados entre 2003 e 2017 e um novo filme já anunciado, apesar de não ser o ator Johnny Depp quem continuará no papel principal. Ainda não se sabe a data de lançamento do novo filme, que é bastante aguardado, mesmo que a mudança de ator seja a contragosto dos fãs.

Mas, talvez, mesmo com a ausência de Johnny Depp, o sucesso aconteça, pois Piratas do Caribe marcou as grandes telas de cinema intensamente, dando status de ícone à temática “piratas”. O interesse que a franquia despertou pelo gênero ultrapassou as telas e vem sendo aproveitado pela indústria do entretenimento, que reciclou o tema diversas vezes para o rentabilizar.

Por que os piratas suscitam tanto interesse?

A temática sobre piratas tem suscitado interesse do público não apenas por tratar de acontecimentos históricos, mas também por despertar sensações de mistério, descoberta e adrenalina com a navegação pelos mares em busca de tesouros. Elementos como esses são facilmente aproveitados por diferentes nichos de mercado, que conseguem, com seus produtos, desenvolver emoções semelhantes em seus consumidores.

Além disso, o enorme sucesso da franquia Piratas do Caribe fez com que o público naturalmente procurasse saber mais sobre o tema, buscando produtos e formas de entretenimento que de alguma maneira se relacionassem com esse universo.

São vários os exemplos de nichos que utilizaram a popularidade do tema para criar produtos de sucesso. No ramo dos jogos, vemos desde games para consoles, como o Xbox Sea of Thieves, que permite ao jogador se sentir um verdadeiro pirata, até jogos multiplayer PC, como Pirates: Tides of Fortune. Este último propicia uma experiência online imersiva conjunta, oferecendo uma atmosfera que faz com que juntos os jogadores se sintam verdadeiros exploradores dos mares.

No entanto, os exemplos não se limitam à indústria dos jogos, ainda que seja uma das primeiras a buscar inspiração nos grandes sucessos do cinema. O setor de merchandising também aproveita a popularidade da temática para lançar desde linhas de fantasias a material de escritório e acessórios com a marca dos reis dos mares.

Piratas do Caribe: o que a franquia tem de diferente e qual é seu futuro?

Primeiramente, é preciso dizer que essa é uma das franquias de maior sucesso, tendo arrecadado cerca de US$ 4,5 bilhões de dólares em todo o mundo.

Apesar de a qualidade dos filmes ter diminuído a cada lançamento, o público continuou fiel e aguarda com grande expectativa uma nova aventura do capitão Jack Sparrow, um dos piratas de ficção mais populares em todo o mundo.

Mas qual é o segredo para tanto sucesso? Um dos pontos é que Piratas do Caribe não possui propriamente um adversário à sua altura, mas não é apenas isso.

A franquia conseguiu incluir elementos de fantasia na medida certa em seus filmes, permitindo que se destacassem em relação a outros longas do gênero. Ao mesmo tempo, esses elementos permitiram realizar cenas de ação absolutamente inesquecíveis e que estão marcadas na memória dos espectadores.

Isso mostra que Piratas do Caribe conseguiu ser mais do que uma série de filme sobre piratas, tornando-se um marco na cultura pop.

No entanto, o futuro da franquia poderá não ser tão risonho assim, uma vez que os últimos filmes da saga receberam algumas críticas negativas. Além disso, mesmo com o novo filme sendo aguardado ansiosamente pelos fãs, a verdade é que sem Johnny Depp interpretando Jack Sparrow muitos acreditam que a magia irá desaparecer. A nós, nos resta aguardar e torcer para mais uma vez sermos surpreendidos positivamente pelo status icônico da franquia.